aceleradora de startupsPowered by Rock Convert

Estudar é essencial para quem quer ingressar no mundo do empreendedorismo. Além da educação formal, é importante buscar informações em outros meios, como os livros para empreendedores, que são excelentes fontes de conhecimento para desvendar os segredos do sucesso.

Por meio desse recurso, você pode aprender e adquirir know-how com base em orientações de especialistas e nos erros e acertos daqueles que já estão no mercado.

Geralmente, os livros que falam sobre negócios trazem informações valiosas, principalmente para empreendedores inexperientes, permitindo que você se prepare para as diversas situações enfrentadas na área.

Quer saber mais? Confira, abaixo, quais são os livros para empreendedores iniciantes que você precisa ler!

1. The Four Steps to The Epiphany – Steven Gary Blank

The Four Steps to The EpiphanyTraduzindo para o português, “Os 4 Passos da Epifania” tem uma abordagem específica para novos empreendimentos. O livro traz o desenvolvimento de clientes de maneira prática e comprovada a partir de quatro etapas, que ensinam aos empreendedores o que, de fato, faz uma startup alcançar o sucesso desejado.

Em vez de pregar a execução cega do seu planejamento, nessa obra, é possível aprender a identificar eventuais falhas de produtos e negócios e como corrigi-las antes que se tornem um desastre. O autor apresenta exemplos reais de o que, como e quando fazer.

Os leitores têm a oportunidade de aprimorar as suas competências para organizar vendas, marketing e negócios. Assim, você saberá como posicionar a sua marca no mercado desde o momento em que abrir as suas portas.

2. Incansáveis – Mauricio Benvenutti

IncansáveisDiariamente, as empresas são surpreendidas por inovações que impactam as suas atividades. Tudo muda o tempo todo, mas ainda existem pessoas que resistem a essas mudanças e acabam se dando mal no mercado de trabalho.

Em “Incansáveis”, o autor fala diretamente com uma nova geração de empreendedores, que não tem medo de enfrentar as grandes empresas e recorre à tecnologia para impulsionar as suas atividades.

Como morador do Vale do Silício, Mauricio Benvenutti, discorre sobre a sua experiência de ter contribuído para a construção de uma organização bilionária e de conviver todos os dias com talentos oriundos do mundo inteiro, tendo como finalidade mostrar as oportunidades que podem surgir no futuro e como estar preparado para recebê-las faz toda a diferença.

3. De zero a um – Peter Thiel

O principal aprendizado trazido pelo cofundador do PayPal e investidor de várias startups, como o Facebook, é a necessidade de inovar, em vez de seguir os passos de quem já criou algo, como Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Segundo o autor, é mais fácil copiar um modelo do que iniciar alguma coisa nova. Contudo, a tendência é que o progresso venha do monopólio, e não da competição.

Para Peter Thiel, as pessoas que fazem o que nunca foi feito e conseguem obter resultados nunca obtidos podem criar um monopólio, tendo maiores chances de ser bem-sucedidas em suas áreas. Em contrapartida, quanto mais um empreendedor compete, mais ele se torna igual aos demais.

Surpreendentemente, nesse livro, você não vai encontrar uma fórmula exata para se dar bem no empreendedorismo, mas sim a lição importante de que cada inovação é única e que, quando bem trabalhada, pode atingir o auge.

4. Sonho Grande – Cristiane Correa

Durante a leitura de “Sonho Grande”, você pode se inspirar na história do empreendedor que ocupa a primeira posição no ranking dos bilionários brasileiros. A obra escrita por Cristiane Correa narra a trajetória de Jorge Paulo Lemann e dos seus parceiros Beto Sicupira e Marcel Telles.

No decorrer de quatro décadas, o trio foi responsável por construir aquele que é tido com o maior império do capitalismo brasileiro e que ganhou repercussão internacional.

A obra conta detalhadamente os bastidores da trajetória de Lemann, Telles e Sicupira desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, e da compra da Brahma, em 1989, que daria origem à AMBEV.

5. Empreendedores Extraordinários – John A. Byrne

Empreendedores ExtraordináriosEsse livro foi escrito com base nas entrevistas de 25 empresários com carreiras de sucesso, visando mostrar para os leitores como eles conseguiram superar os obstáculos e conquistar o topo.

Aqui, você conhece, por exemplo, a história de Reed Hastings, que, depois de receber uma multa de 40 dólares por atrasar a devolução de filmes na locadora, fez disso uma oportunidade de empreender e criou a Netflix, uma das startups mais importantes da atualidade.

 

6. O Livro Negro do Empreendedor – Fernando Trías de Bes

O Livro Negro do EmpreendedorNem tudo na vida são flores, e isso é bastante visível no dia a dia dos empreendedores, que é feito de altos e baixos. Apesar de as histórias de vencedores serem ótimas para você se inspirar, também é preciso olhar para os fracassos do universo corporativo.

Com ‘’O Livro Negro do Empreendedor’’, os empreendedores iniciantes entendem as causas dos erros e o que deve ser feito para evitá-los. Isso porque o autor faz uma análise profunda dos motivos pelos quais empresários com bom potencial nem sempre alcançam os seus objetivos.

 

7. Business Model Generation – Alexander Osterwalder

Qualquer pessoa que almeja abrir o seu próprio negócio deve estar atualizada sobre as novas tecnologias utilizadas para montar um modelo de negócios. Entre elas, está a tabela canvas, que você aprenderá a montar por meio de um passo a passo completo.

O manual é interessante, especialmente, para quem está começando e quer aprender como planejar e implementar um plano de negócios.

 

8. A Startup Enxuta – Eric Ries

Conhecido como o papa das startups, Eric Ries elaborou uma abordagem moderna e revolucionária de administração que vem transformando os novos produtos criados, desenvolvidos e lançados no mercado.

Nesse livro, o autor disserta sobre como ser bem-sucedido na gestão dos seus negócios sem correr o risco de perder tempo e recursos. Entre as lições ensinadas, está a urgência em inovar para se manter competitivo em um período em que a economia mundial vive turbulências.

Com a leitura desses livros para empreendedores iniciantes, você pode aumentar a sua bagagem de conhecimentos e ter segurança para tirar a sua ideia de negócio do papel com maiores chances de êxito.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos quais são os livros obrigatórios para novos empreendedores!

 

 

Escreva um comentário

Share This