Como montar um negócioPowered by Rock Convert

O gerenciamento de uma empresa envolve a tomada de decisões que têm certo grau de incerteza, tanto das informações em que se baseiam quanto das consequências que vão gerar. Diante disso, para aplicar uma gestão mais assertiva, conhecer as ferramentas de pesquisa de mercado é essencial para levantar dados seguros e que sirvam de alicerce para o seu planejamento.

Mas, primeiramente, vamos entender o que é pesquisa de mercado. Ela pode ser definida como um estudo que colhe informações sobre fatores imprescindíveis para desenvolver estratégias certeiras para que o empreendimento possa atingir os seus objetivos. É importante porque aponta aspectos quantitativos dos consumidores, como potencial e participação da empresa no mercado, e qualitativos, como hábitos de consumo, características comportamentais, renda, escolaridade e estilo de vida.

Além disso, você pode analisar a estratégia dos seus concorrentes, verificando os pontos fortes e fracos dos mesmos, e tem acesso às características dos fornecedores, podendo escolher o mais vantajoso para o seu negócio.

Dessa forma, é possível moldar a empresa e a sua gestão de modo que atendam às necessidades do seu nicho de atuação, aumentando as possibilidades de crescimento e sucesso.

Quer mais praticidade para realizar esse processo? Confira, abaixo, 4 ferramentas de pesquisa de mercado que você precisa conhecer!

1. Survey Monkey

Considerada uma das maiores plataformas para a coleta de dados, informações e características de determinado grupo de pessoas, a Survey Monkey está disponível online, permitindo que os empreendedores elaborem questionários e os enviem por e-mail durante a vigência da pesquisa.

Na versão gratuita, você pode criar 10 perguntas e obter até 100 respostas, que geram gráficos e tabulação automaticamente. A versão paga é oferecida por R$ 299,00 por ano e dá acesso ilimitado aos formulários e respostas, tendo o adicional de cruzar os dados colhidos.

A ferramenta também presta suporte ao cliente nas duas versões, tem interface de fácil navegação, pode ser acessada em Português e possibilita que os dados sejam exportados em arquivos para uso em bancos de dados, como CSV, XLS e SAV, ou em apresentações, como PDF e PPT.

2. Google Form

O Google Form, que foi desenvolvido pela Google para a criação de formulários simples, pode ser usado gratuitamente. A ferramenta se destaca pela grande quantidade de respostas que o seu questionário pode receber.

A partir dessa plataforma, você pode fazer perguntas em diferentes formatos, com o uso de caixas de checagem, múltipla escolha, listas suspensas e escalas. Pode-se ainda anexar vídeos e imagens para melhor ilustrar cada questão. As perguntas são configuradas de forma lógica, para que certas questões não sejam feitas em função da resposta anterior. Assim, se uma pessoa respondeu que não tem carro, não precisará responder qual é a cor do seu automóvel na sequência.

Depois de elaborado, o questionário pode ser disponibilizado no site da sua empresa, ampliando o seu alcance. Os relatórios gerados a partir dos dados da pesquisa podem ser visualizados e editados coletivamente.

3. Google Trends

Uma das regras básicas do empreendedorismo é se manter atualizado e competitivo para não ser ultrapassado pela concorrência. Nesse sentido, para acompanhar as novidades do mercado, há o Google Trends, que mostra o que as pessoas estão pesquisando na internet — inclusive fazendo a definição de um território para busca e comparando os termos pesquisados.

Por meio do resultado obtido nesse estudo, a empresa tem embasamento tanto para lançar um novo produto como para adotar um posicionamento estratégico mais segmentado.

4. Typeform

Moderna e interativa, a Typeform vem ganhando muitos adeptos, especialmente por ser uma solução ‘’divertida’’, em que os usuários programam perguntas e alternativas de respostas que incluem curtidas, corações e desenhos.

Sua usabilidade é prática e fácil e a interface foi desenvolvida inspirada na dinâmica de scroll infinito. Com isso, conforme as pessoas vão respondendo ao questionário, a página vai descendo.

Essa opção está disponível nas versões paga e gratuita, sendo que essa última é limitada. Os dados colhidos podem ser analisados na própria página online ou ainda exportados para outras plataformas, como o Excel.

Com as ferramentas de pesquisa de mercado, os seus projetos ganham muito mais agilidade, já que você não precisa esperar meses entre montar um questionário, disponibilizá-lo para o seu público-alvo e mapear os resultados — tudo isso é feito com maior velocidade e alcance, trazendo maior economia para o seu caixa.

Gostou desse post? Então, siga a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos exclusivos!

Escreva um comentário

Share This