Como começar a entender esse monstro de 7 cabeças?

É muito comum ouvirmos o termos Branding em todo lugar, mas afinal, o que é Branding?

Branding para startups com a bluefields aceleradora
Brand Identity / Photo Unsplash: Patrik Michalick

Branding nada mais é do que sua marca posicionada de maneira estratégica no mercado. 

Vamos lá. Mesmo que queira dizer a si mesmo que não comunica nada e que sua marca nasceu ontem; sua seleção de imagens, a maneira como se dirige ao seu público, as cores, os canais de comunicação escolhidos, os ícones e símbolos usados comunicam sim algo ao seu público. 

Apesar disso, comunicar algo através da sua marca e ser estratégico através dela são coisas beeem distintas. Pense no posto de gasolina de nome duvidoso perto da sua casa. É uma marca? Sim! Uma marca que passa autoridade, confiança e qualidade dos seus produtos? Not really. Essa marca genérica pode ser igual a milhões de outros que postos desconhecidos e duvidosos que também não são estratégicos, mas comunicam algo. 

Agora vamos pensar no Spotify. Consegue pensar em alguma marca parecida em cores, comunicação, plataforma, linguagem, etc? Mesmo que o Deezer seja seu principal concorrente no Brasil, as marcas não são confundidas porque possuem estratégias diferentes. Sem dizer que basta batermos o olho nos três risquinhos com o fundo verde para sabemos que é o Spotify. Comercial engraçado e meio nonsense? Spotify. Playlists top? Spotify.

Branding para startups com a bluefields aceleradora
Marca Spotify / Photo Unsplash: Marc Olivier Paquin

Isso é Branding. 

Agora que você entendeu a diferença entre marca e marca estratégica, que tal aprender também como diagnosticar a sua? Apesar de só vir à cabeça unicórnios quando falamos de Branding, nunca é cedo demais para investir neste estilo de vida que vai além de campanhas pontuais de Marketing. Basta ouvir seus colaboradores internos (go team!) e stakeholders (parceiros/clientes/fornecedores/etc)! Afinal marca começa de dentro para fora ;D.

1. Valores Inegociáveis

Dê liberdade para que seus entrevistados se sintam à vontade para dizerem com sinceridade o que sentem, não coaja respostas que espere! Valores inegociáveis são a estrutura e identidade que ficarão a longo prazo mesmo que você pivote seu modelo de negócio, produto ou até segmento!

2. Personalidade

Se sua marca fosse uma pessoa, que qualidades/defeitos ela teria? Seria teimosa, obstinada, alegre, animada, inovadora, jovem, conservadora, tradicional, focada em resultados, focada em valores…? Você perceberá que muitos dos entrevistados poderão dar atributos diferentes, porém complementares. 

3. Símbolos

Sabia que muitas vezes o texto que mais fica impresso na mente é o visual? Pois é, além dos textos escritos, os visuais passam informações simbólicas, representativas e abstratas que podem te surpreender. Ouça com a atenção o que tem sido passado para as pessoas!

4. Voz

Muito aliado à personalidade, sua voz pode ser transmitida através dos seus meios de comunicação com seu público. Aqui é importante ressaltar a diferença entre voz e tom, a voz é algo consistente enquanto o tom pode mudar de meio de comunicação para meio de comunicação (o Linkedin não permite liberdades informais na escrita como o Instagram e o Facebook, por exemplo). Outro ponto de atenção: muitas vezes a personalidade da marca não é fiel a voz, aqui é o momento da verdade, viu? Ambos têm que ser parecidos ou conversarem entre si!

5. Naming

O processo de nomeação pode ser muitas vezes algo dado no impulso, mas à longo prazo podemos perceber a necessidade de mudança. Entre os critérios de nomeação leve em conta: Sonoridade, Facilidade de Pronúncia, Plano de Crescimento, Registro e Popularidade do Nome. Ou seja, dê um google no nome que quer. Caso seja muito comum a chance de conseguir se destacar é bem baixa. 

6. Pontos de Contato 

Por último, veja se os meios de comunicação escolhidos fazem sentido. Por exemplo, será que talvez não criou uma conta no Tik Tok porque estava na moda, mas seu público não está sendo atingido? Ou será que não vale a pena investir mais em uma comunidade do Facebook do que do Telegram? Aqui você irá listar onde tem se comunicado com seu cliente (site, Whatsapp, Instagram, Facebook, Newsletter) e, se de acordo com o coletou de informações da sua marca, ainda faz sentido investir nos mesmos meios.

Quer saber mais? Assista nosso vídeo no Youtube aqui!


Leave a Reply

Your email address will not be published.