Você já parou para organizar as finanças da sua empresa? Em qualquer modelo de negócio, essa é uma área fundamental e que deve estar sempre em dia para garantir a continuidade do trabalho e evitar dívidas.

Isso não é diferente em uma startup, e, de certa forma, é ainda mais importante, já que esse tipo de instituição realiza muitas experimentações e enfrenta vários riscos. Saiba mais sobre a gestão financeira em startups, seus desafios e sua importância!

O que é gestão financeira e qual é a sua importância?

Envolve toda a administração, acompanhamento, planejamento e controle dos recursos financeiros de um negócio. Seu objetivo é manter a saúde da empresa, garantindo sua capacidade de sustentar os gastos.

Também se concentra em aumentar o rendimento, buscando resultados melhores, tanto para realizar novos investimentos como para conquistar mais lucro. Sem uma boa gestão financeira, todos os setores são prejudicados, pois dependem do dinheiro gerenciado por essa área.

Possui importância administrativa e estratégica, especialmente quando se trata de planejamento orçamentário. Apoia e direciona as decisões e ajuda a compreender a realidade do empreendimento, identificando áreas que precisam de melhorias e aquelas que estão funcionando de forma satisfatória.

O que diferencia a gestão financeira nas startups?

O modelo de negócio de uma startup prevê crescimento escalável e rápido. Empresas desse tipo passam por transformações constantes, o que pode resultar em aumentos repentinos de lucros, mas também traz incertezas.

Por isso, a gestão financeira é ainda mais complexa nesse contexto. A maioria das startups depende, pelo menos no início, de investimentos de terceiros, e, portanto, precisam ter um fluxo de caixa saudável para captar recursos e arcar com as despesas.

É essencial contar com um capital de giro, ou seja, uma reserva, para garantir a operação da startup em caso de imprevistos ou emergências. Além disso, monitorar as finanças é uma prioridade. A liderança deve estar atualizada por meio de relatórios e indicadores, que também são importantes para os investidores.

Dicas para a gestão financeira em startups

Confira algumas ações que ajudam as startups a alcançarem a saúde financeira:

  • Separe as finanças da pessoa física e jurídica

É comum que os empreendedores façam a gestão financeira de sua empresa. Muitas vezes, isso gera uma confusão entre as finanças pessoais e da empresa. Certifique-se de direcionar cada conta e rendimento para o lugar certo, garantindo um controle adequado e protegendo a imagem da sua startup. 

  • Invista em ferramentas de gestão 

Lidar com valores é uma tarefa delicada e propensa ao erro humano. Contar com ferramentas que automatizam os processos de registrar e analisar as entradas e saídas é uma forma de facilitar a gestão, diminuindo as falhas e oferecendo mais tempo para trabalhar em outras áreas

  • Atraia investidores com um bom plano de negócios

Encontrar investidores está totalmente relacionado à gestão financeira. Portanto, melhore as suas chances de encontrar acionistas com um plano de negócios estratégico e robusto. Esse documento deve incluir o valor necessário para fluxo de caixa, os custos iniciais, a previsão de despesas e outros dados que deem um panorama amplo sobre as finanças da startup.  

Estamos ao seu lado para o que precisar

Conte conosco para organizar a gestão financeira e outros aspectos da sua startup!

Somos uma aceleradora de startups com um único propósito: transformar vidas através do empreendedorismo. 

Fazemos isso nos aliando a empreendedores como você, que desejam inovar cada vez mais rápido e melhor. Oferecemos rede de mentores, conexão com investidores, comunidade com outras empresas e muitos benefícios. Acesse o nosso site e conheça todos. 

Entra ideia, sai startup: conheça a Jornada Sparks

Ainda não conseguiu transformar a sua ideia inovadora em uma empresa? A partir de 1° de setembro de 2023, vamos alavancar o seu sonho, em seis fases.

Ao final delas, você sai com a sua startup pronta para começar a vender. Descubra mais e inscreva-se. 


Leave a Reply

Your email address will not be published.