Recentemente os negócios de impacto social ganharam grande visibilidade na mídia, o que atraiu olhares de investidores de todas as partes do globo. Ao passo que ajudam o meio ambiente e beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade social, esse tipo de negócio também pode proporcionar lucros.

O que são?

O objetivo desse tipo de negócio é solucionar problemas sociais ou ambientais, não estando relacionadas a organizações de caridade ou filantrópicas. Apesar de serem economicamente sustentáveis, todo lucro produzido é reinvestido no negócio para ampliar o impacto social – que é o objetivo da empresa.

Diferente de outras empresas que buscam lucros a qualquer custo, as mais de 280 organizações neste setor mensuram cuidadosamente os impactos ambientais e sociais de suas ações. 

negócio social

Como funcionam?

As empresas que adentram o setor são consideradas pioneiras em uma nova categoria que prioriza o ser humano e a natureza acima dos lucros. Essa mudança de comportamento dos consumidores já chegam a refletir na legislação de alguns países.

Normalmente são administradas por empreendedores responsáveis e com bom histórico ético, e tem um modelo de negócios que pode ser replicado em outros ambientes, seja por outros autores ou pela replicação do próprio negócio.

Diferente de empresas que realizam atividades sociais, os negócios de impacto social geram benefícios à população através de suas atividades principais, visto que contribuir para a qualidade de vida é a essência deste modelo inovador de negócio.

Conheça Negócios de Impacto Social

A Quíron Educação é uma empresa brasileira que atua em Curitiba (PR) e São Luís (MA), com o objetivo de incentivar o protagonismo de jovens entre 14 e 24 anos na sociedade. As aulas são baseadas nos quatro pilares da educação estipulados pela UNESCO (ser, social, inovador e empreendedor).

Uma das alunas da Quíron criou o projeto “Bolinhos da Mi”, e com o lucro da venda de bolinhos, doces são distribuídos em filas de espera de postos de saúde. O tema também foi alvo de interesse do Sebrae, que realizou uma pesquisa sobre o perfil de possíveis investidores no mercado de Impacto Social em 2017. 

No exterior, a MAMA (Mobile Alliance for Maternal Action) produz conteúdo sobre cuidados com a saúde de mulheres grávidas, que são enviadas através de celular em países da África e Ásia. Outro exemplo é a African Clean Energy (ACE), uma fábrica de fogões sustentáveis da África do Sul que soluciona o problema do uso de combustíveis poluentes ao passo que ajuda pessoas de baixa renda a cozinhar.

Pilares de um negócio de impacto lucrativo

Não é fácil criar um negócio de impacto social auto sustentável. O primeiro passo é identificar um problema social que necessite de solução, e depois realizar uma pesquisa profunda para verificar qual a demanda por soluções – e se é realmente um problema grave da sociedade.

Antes de desenvolver uma solução, é importante compreender o público-alvo. Não tenha receio de realizar pesquisas e realmente ouvir a opinião das pessoas que realmente são impactadas pela mazela social que seu produto buscará solucionar.

Após um briefing real, realize uma triagem das ideias e selecione os produtos e serviços com maior potencial e que não tenham soluções efetivas no mercado. Estipule objetivos concretos e crie um bom plano de negócios, com gastos e projeções. Sem uma entrada constante de capital seu negócio pode ir à falência.

Desenvolver um projeto piloto para validar suas hipóteses é essencial para esse tipo de negócio. Com um investimento baixo é possível testar o produto ou serviço diretamente com o usuário final, que com o feedback lhe indicará o caminho correto.

Não tenha medo de falhar, e caso necessário, reformule seu negócio. Nunca se esqueça de que o objetivo principal do seu negócio não é lançar um produto de sucesso, mas provocar efeitos positivos à sociedade. E como qualquer negócio, um bom networking e parcerias estratégicas são fatores fundamentais.


Leave a Reply

Your email address will not be published.