Como tomar a melhor decisão e saber se vai ter uma boa aceitação diante do seu público-alvo são dilemas comuns entre os empreendedores, principalmente, na fase inicial de um negócio. Nessas circunstâncias, o mapeamento de mercado se mostra como um excelente aliado, pois é essencial para identificar o comportamento do consumidor, os concorrentes, fornecedores do segmento, entre outros pontos relevantes para o sucesso do empreendimento.

O mapeamento de mercado consiste em um estudo que indica quais são as peculiaridades e perspectivas no cenário em que o negócio está inserido, para a partir daí realizar a venda dos seus serviços ou produtos. Essa ferramenta ajuda a revelar as seguintes respostas:

  • as expectativas, hábitos de consumo e demandas dos clientes;
  • como os concorrentes se posicionam e trabalham no mercado;
  • o que os fornecedores oferecem, quais os seus diferenciais e como fazem o gerenciamento da sua logística.

Ao aplicar essa análise, é possível obter informações detalhadas sobre o mercado, as quais apontam a melhor direção para atingir os resultados esperados. Com esses dados, o empreendedor pode tomar decisões mais inteligentes e acertadas, reduzir os riscos e garantir o retorno dos seus investimentos.

Quer ter mais segurança para começar as suas atividades? Continue a leitura e saiba como fazer um mapeamento de mercado eficiente!

Estabeleça os seus objetivos e defina o público-alvo

O primeiro passo é decidir quais são os objetivos e necessidades para aplicar a sua pesquisa de mercado. Para quem está ingressando no mercado, o objetivo pode ser verificar quais são as perspectivas de a sua marca ser bem-aceita pelo seu nicho, por exemplo.

Além de estabelecer qual é a sua meta, também é preciso delimitar qual é o seu público-alvo, determinando características específicas, como gênero, idade, classe econômica, etc. Dessa forma, pode-se obter respostas mais precisas para o seu planejamento.

Faça a coleta de dados

Determine quais canais serão utilizados para colher os dados da pesquisa, como as redes sociais ou sites que apresentam informações relacionadas às empresas que receberam investimentos recentes ou que contêm os relatórios de desempenho de negócios de diferentes setores.

startupPowered by Rock Convert

Por meio desses dados, você tem mais facilidade para analisar e fazer projeções para o seu empreendimento, tendo em vista que é possível se basear em questões reais vivenciadas no seu segmento.

Em seguida, especifique o método mais adequado para efetuar a análise. É preciso pensar no tipo de pesquisa que será feita e como aplicá-la. Nesse processo, resolva qual será a quantidade ou tamanho da sua amostra, ou seja, a quantidade de empresas ou pessoas que serão entrevistadas.

Escolha os instrumentos para análise

Por fim, escolha os instrumentos certos para analisar o mercado. Algumas das principais opções são os formulários físicos e online, e entrevista presencial. É importante criar um roteiro de análise para evitar erros, definindo a data de início e fim, e as perguntas que devem ser aplicadas, em caso de questionário.

Ferramentas que ajudam no mapeamento de mercado

Para otimizar a pesquisa, uma opção é o site SEMrush, que possibilita a busca pelas palavras-chaves mais usadas em um segmento. A ferramenta também traz um mapa que evidencia o posicionamento estratégico dos concorrentes, mostrando informações sobre anúncios e comparando os sites.

Outra opção é o Google Trends, um recurso gratuito que viabiliza a análise de palavras-chaves e a busca dos termos mais populares. Embora não apresente dados da concorrência, a plataforma levanta questões essenciais sobre o seu público-alvo, como hábitos e comportamento.

Com o mapeamento de mercado, você pode conhecer o seu setor de atuação e se familiarizar com os fatores que o cercam — itens imprescindíveis para melhor orientar a abertura do seu negócio.

Quer aprimorar o desempenho do seu empreendimento? Conheça os principais desafios da gestão de pessoas e lideranças em empresas!

Escreva um comentário

Share This