Encerramos mais uma edição do nosso programa de aceleração de startups, o The Big BaM!, com um histórico acumulado de mais de 40 startups aceleradas

Empreendedores do programa de aceleração de startups The Big Bam
Evento Demo Day: startups apresentam seus pitches online

Foram 6 empresas selecionadas para a aceleração de startups (Quickin, Tahnamão, Debitto, Itbyou, Magnifict Agency e Blink Reformei) de 386 inscritos. O programa que teve início em abril, recentemente tornou 100% digital e teve duração de seis meses. Com aprovação de 8.7 NPS (Net Promoter Score) pelos participantes do batch.

Histórico Agnóstico de Aceleração

A Bluefields Aceleradora possui um histórico agnóstico quando o assunto é segmento de mercado das startups aceleradas. Neste sexto ciclo, por exemplo, estavam presentes duas HR techs, uma construtech, uma martech, um marketplace de serviços e uma fintech. Este modelo de multisegmentos de aceleração foi escolhido desde a estratégia inicial da aceleradora, baseado em dados do ecossistema brasileiro de startups. 

Paulo Humaitá, CEO & Founder explica. “Uma vez que o número de startups por vertente ainda não é relevante no Brasil para justificar batches verticalizados (exceto em dois ou três segmentos). Optamos por este modelo. Outro ganho é a troca de experiências entre os empreendedores. Inclusive há a complementaridade de canais de vendas, especialmente no modelo B2B, por ser bastante desafiador quanto ao acesso. No futuro, com a expansão acelerada do ecossistema nacional talvez faça sentido repensar essa estratégia para algumas vertentes de alta tecnologia”.

The Big Bam 6: Estrutura da Aceleração

As startups experimentaram um programa de aceleração estruturado em 6 meses, sendo 5 sprints mensais de aceleração mais o Demo Day. Cada sprint de aceleração contou com um plano de ação gamificado. Iniciado por um bootcamp temático de 2 dias inteiros recheados de facilitação de conteúdos chaves. Com metodologias how-tos (como fazer) e Kingdom Business framework. Cujo o último é composto por um passo-a-passo aplicável de valores cristãos que ajudam a conectar o propósito pessoal com a missão do negócio. Além de princípios para uma boa gestão, cultura, construir e medir impacto). Somando ainda mentorias em grupo e estudos de casos de outras startups. 

Marcelo Bárcia, investidor-anjo indicado ao Startup Awards na categoria de Mentor, acompanhou os pitches dos empreendedores no Demoday junto com os avaliadores Gustavo Ipólito, Gabriel Martins Mendes e Ana Beatriz Villela. Bárcia esteve conosco desde 2017. 

“Ao longo destes 4 anos tem sido maravilhoso observar o desenvolvimento de toda equipe de aceleração. E como a Bluefields vem se consolidando como uma das maiores aceleradoras de startups do Brasil”, comentou o mentor e investidor anjo. Sobre o Demoday Bárcia complementa que foi extremamente relevante e muito especial. “As startups demonstraram um grau de maturidade, variedade e qualidade dos founders que, especialmente, chamou a atenção”.

Sofia Asis que trabalha com meios de pagamento na Amazon foi uma das mentoras presentes com o tema otimização de meios de pagamento. Segundo ela, “participar como mentora e poder agregar de alguma maneira no processo de desenvolvimento dessas startups foi muito gratificante. Foi muito legal ver que o que não falta nesse ambiente é vontade de aprender, melhorar e criar um produto/serviço que impacte positivamente a nossa sociedade”.

The Big Bam 6: Mão na massa, Escola de CEOs e Growth

Uma marca registrada do time da Bluefields é a empolgação ao dizer que “aceleração não é curso, é mão na massa”. Essa mão na massa é tanto dos colaboradores da aceleradora como dos empreendedores. Bons exemplos disso são os sprints dedicados exclusivamente a escalar vendas. Para Roberto Tsukino, vice-presidente da Bluefields, Cientista de Marketing e membro da comunidade Growth Hacking Brazil, “é muito gratificante ver como os empreendedores amadurecem ao trabalhar com mais profundidade as técnicas de Growth. Especialmente quando alcançam resultados significativos ao aplicá-las no dia a dia do negócio”. 

Os sprints mensais também contaram com a Escola de CEOs. Encontros exclusivos para os founders e empreendedores participantes da aceleração de startups, onde o assunto que reina é estratégia e gestão. O acompanhamento semanal da nossa Startup Partner, Ana Zechmann, foi essencial na aplicação de metodologias ágeis, foco e execução.

Zechmann declarou que “acompanhar startups de forma ágil ajuda os próprios empreendedores a se organizarem. A terem a visão da aceleração como um todo e a revisarem o plano de ação de forma contínua para alcançarem o objetivo ao final de cada sprint. Além de identificar e tirar da frente qualquer impedimento na execução”. 

The Big Bam 6: Captação de Investimento

Após o terceiro sprint iniciam-se conexões entre os investidores de captação aberta e as startups selecionadas. O que culmina em um Demo Day (que você pode conferir na íntegra AQUI no YouTube da Bluefields).

“A Bluefields nos fez crescer como equipe. Nos ajudou com o amadurecimento do nosso modelo de negócio e com a forma como estávamos organizando todo o projeto. Além disso, nos proporcionou conexões com diferentes empresas e pessoas que agregaram e ainda agregam para a Debitto. O Kingdom Business, as palestras e mentorias foram inspiradoras. Nos ajudaram também a crescermos como pessoas e criarmos uma empresa sólida do ponto de vista de valores”, compartilha Jorge Jarroug CEO da Debitto.

Para Karina Megumi que trabalha com Startup Experience na Bluefields, “a experiência das startups foi inesquecível! O que passamos para os empreendedores de ‘ouvir o cliente’ só faz sentido quando também colocamos em prática. Para tornar isso possível é muito gratificante ter uma rede de mentores e facilitadores tão capacitada mostrando que sempre temos algo para aprender”.

Ao total foram 9 facilitadores dos Bootcamps, 15 mentores que acompanharam de perto nossos acelerados e 6 investidores presentes no dia do Demo Day.


Leave a Reply

Your email address will not be published.