Dos dias 06 a 29 de agosto a Bluefields Aceleradora realizou o Sparks, o quinto batch do programa de pré-aceleração voltado para startups em fase inicial com auxílios de ferramentas digitais. Foram 12 startups de diversas cidades do Brasil e países como Gâmbia, Guiné-Bissau e Jordânia. 

Empreendedores do programa de pré aceleração de startups Sparks
Mentoria em grupo das 12 startups participantes

Durante este momento em que vivemos, a reinvenção digital impacta não só quem era mais analógico, mas também quem já tinha o digital no DNA. A Bluefields, aceleradora de startups, também passou por uma reinvenção no formato dos seus programas. Agora os sprints estão 100% online. Antes eram apenas semipresenciais.

Sparks: pré-aceleração internacional inédita

A programação intensa do programa de um mês de pré-aceleração de startups contou com Startup Tour, Startup Game, Segmentação de Clientes, Pesquisa de Mercado, Bluecanvas (adaptação do Business Model Canvas para startups de propósito), Design Sprint, Prototipagem, Vendas, Mentorias e Pitch Day. Além de módulos sobre propósito pessoal inerentes à aceleradora que possui Kingdom Business como diferencial – conceito baseado em princípios cristãos que enfatiza transformação comunitária, cultura anticorrupção, conduta ética, impacto social, etc.

O Design Sprint, método criado por equipes de inovação do Google e utilizado na etapa de ideação por startups e grandes empresas do mundo todo, contou com 40 participantes dos mais variados locais, inclusive Israel. Tudo isso 100% virtual e de forma simultânea. Um feito talvez inédito entre as aceleradoras brasileiras. 

Aprendizados do quinto batch de aceleração de startups

Dentre os empreendedores, a satisfação foi grande. “Nestes 30 dias tivemos acesso a muitas ferramentas, informações, mentorias e networking. Um detalhe muito importante é que quando juntamos propósito de vida (a verdadeira essência; porque fazemos o que fazemos), com ferramentas de gestão essa junção faz esse bam! que é o nascimento de uma startup,” disse Keniti Emori, empreendedor de Mogi das Cruzes, São Paulo. 

Karina Megumi, responsável por Startup Experience, disse que “tivemos a confirmação de que o Design Sprint foi um sucesso quando os empreendedores compartilharam quão gratificante foi fazer um trabalho em grupo em um ambiente que costuma ser tão individualista. O senso de comunidade inclusive fez a turma querer se reunir mesmo após o fim do programa, networking bom é assim.” 

“O Sparks ajudou a organizar minhas ideias, testar, prototipar e dar o pontapé inicial no meu negócio. Eu espero já iniciar nos próximos meses. É um programa intenso, mas vale muito a pena pela quantidade de conteúdo e instrução que eles [Bluefields] dão,” disse Eduardo Pipinel, empreendedor de impacto social da Jordânia.

Vitória Hirata, responsável por Comunicação e Branding na Bluefields reflete que não é só no Brasil que a tendência de empreender cresceu, o mundo todo está junto nesta. “Ficamos surpresos com as inscrições, mas entendemos que precisamos levar o nosso diferencial além do horizonte porque o empreendedorismo pode mudar realidades e impactar pessoas através da economia e realidade pós-covid.”

Acesso o link para assistir as apresentações do Pitch Day. O próximo Sparks tem previsão de data para início de 2021.


Leave a Reply

Your email address will not be published.