Se você está abrindo a sua própria startup, ou pelo menos sonhando com isso, sabe que empresas com essa característica são propensas ao crescimento rápido. Porém, elas também sofrem com mais riscos do que os negócios tradicionais. 

Algo que pode diminuir a chance de enfrentar esses problemas é contar com uma rede de apoio de mentores, tendo a visão e a opinião de outros empreendedores e de profissionais experientes. Se você ainda não garantiu a sua mentoria, acompanhe o texto para conhecer a importância disso!

Qual é a importância de contar com mentores?

Muitos dos obstáculos que aparecem no caminho de novos negócios são, na verdade, comuns e poderiam ser evitados. Levar em conta a experiência e o ponto de vista de quem já passou por isso faz toda a diferença, especialmente no início da empresa. 

Redes de apoio, incubadoras, aceleradoras e programas de mentoria são ferramentas que oferecem todo o suporte necessário para que uma startup saia do papel e atinja os seus objetivos. 

Nesses espaços, mentores especializados e empreendedores em diferentes etapas da sua carreira podem unir forças para trocar ideias, formar parcerias e oferecer aconselhamento mútuo. 

Essa junção de inovação com conhecimento torna a startup mais robusta, segura e preparada para superar os desafios e cumprir o seu propósito no mercado.

5 vantagens da mentoria e redes de apoio para startups 

Veja quais são os principais benefícios de fazer parte de programas com esse objetivo:

  1. Networking facilitado

Criar contatos é essencial para a sobrevivência do seu negócio e também para fortalecer a sua imagem como empreendedor. Aceleradores e redes são os locais ideais para isso, unindo pessoas com interesses em comum que podem se tornar fornecedores, parceiros de negócios e mentores uns dos outros. 

  1. Aprender com os erros

Escutar sobre a trajetória de quem já consolidou no mercado é uma forma de aprender com as falhas sem precisar vivê-las. As histórias dos seus mentores e colegas podem ensinar lições valiosas sobre o que não fazer. 

  1. Conhecer cases de sucesso

Por outro lado, os profissionais mais experientes já chegaram em um patamar que você deseja alcançar. Descobrir como foi a jornada de cada um rumo ao sucesso pode gerar insights criativos e interessantes, além de motivar a seguir em frente. Aqui, não se trata de buscar uma fórmula perfeita e copiá-la, mas sim de retirar inspiração a partir da atuação de pessoas notáveis.

Ter suporte para questões burocráticas

Redes de apoio são ótimas oportunidades de tirar dúvidas sobre os aspectos jurídicos, financeiros e administrativos de uma empresa. Tenha em mente que, conforme a sua startup cresce, é necessário ter pessoas dentro da equipe responsáveis por esses processos, mas, durante os primeiros passos, é possível fazer isso com a ajuda de mentores e parceiros de fora. 

  1. Encontrar investidores

Possíveis investidores estão sempre de olho em eventos organizados por aceleradoras e instituições parecidas, buscando ideias novas e que fazem sentido para os seus planos de investimento. Até mesmo mentores podem se tornar parceiros, injetando recursos na sua empresa. 

Embarque nesse foguete de inovação para acelerar a sua startup

Aqui, na Bluefields, aceleramos inovações para a eternidade. Com o Sparks, nossos programa que transforma ideia em startup em 3 meses, te guiamos no desenvolvimento de clientes, na construção da primeira versão do seu produto/serviço, na estratégia de marketing e MVP, até te preparar para as primeiras vendas, com conexões riquíssimas com empreendedores de sucesso, mentores e investidores.

Clique aqui e tenha todo suporte para iniciar o seu negócio e não caminhar sozinho.


Leave a Reply

Your email address will not be published.