O pitch nada mais é do que uma maneira simples e direta de apresentar seu negócio ou ideia para possíveis clientes ou investidores. O objetivo é ganhar a atenção da audiência e demonstrar o valor do produto logo no início da apresentação.

Normalmente ele é curto e direto e não costuma durar mais de 5 minutos. O pitch perfeito deve apresentar a oportunidade, definir um posicionamento no mercado, explicar os diferenciais do negócio e fazer projeções para o futuro. Apesar de serem tópicos genéricos, o pitch deve se moldar de acordo com sua área de atuação.

pitch_online

Desperte Curiosidade

Um bom pitch deve gerar curiosidade e interesse no interlocutor, preparando o cenário para um debate e a oportunidade de apresentar com mais calma e profundidade os detalhes de seu projeto a fim de validar o negócio. 

A conexão com possíveis investidores é feita gradualmente, e aqui vale o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Sem um pitch convincente os ouvintes logo perdem o interesse e podem inclusive acabar firmando uma parceria com um concorrente que apresentou a ideia de maneira mais categórica.

A Estrutura do Pitch Perfeito

Não há uma regra de como o pitch deva ser realizado. Verbalmente, através de uma apresentação de slides ou até mesmo com papel e caneca. O importante é se expressar de maneira clara e ter convicção. Porém, de maneira geral, os pitchs seguem uma estrutura em relação aos temas que são abordados:

  • Oportunidade: é importante iniciar a apresentação indicando de maneira direta qual a oportunidade de atuação da empresa. Descreva o problema que seu negócio está apto a solucionar e/ou demandas que não são supridas pelas grandes instituições.
  • Solução: em seguida, indique rapidamente a solução para o problema apresentado anteriormente. Nessa etapa, destaque em que seu método de atuação e técnicas diferem de outras empresas no mesmo setor.
  • Diferenciais: é muito importante que você destaque os diferenciais em relação aos concorrentes, de maneira a evidenciar as vantagens de sua empresa. Não tenha medo de se comparar aos competidores do mesmo setor.
  • Números: informe ao possível investidor qual o estágio e valuation do seu negócio, qual valor do investimento que está buscando e para que ele será utilizado. Complete com projeções de dados para o futuro e convide o investidor a avaliar e revisar todas as informações, caso tenha interesse.

Tipos de Pitches

O pitch deve se adaptar a cada circunstância. Muitas vezes a oportunidade está presente, porém é importante analisar a situação e se atentar ao tempo disponível para apresentação do negócio.

  • Elevator Pitch: recebe essa nomenclatura por ser tão rápido quanto uma conversa de elevador – normalmente leva de 30 segundos a 1 minuto. É utilizado em situações inesperadas, como quando você se depara com um possível investidor na rua ou em um evento, e pretende ganhar a atenção dele e levar a conversa adiante ou até marcar uma reunião. Nesse tipo de pitch, a objetividade é fundamental, e você deve focar apenas nos pontos básicos (oportunidade, solução e diferencial), sem a necessidade de discutir números.
  • Pitch de 3 a 5 minutos: com um pouco mais de tempo, é possível se aprofundar com dados sobre a empresa, o mercado e concorrentes, além de discutir o potencial de crescimento.  Nesse caso não há necessidade de utilizar material de apoio.
  • Pitches mais longos: quanto maior o tempo disponível, maior a necessidade de utilizar um material de apoio para credibilizar a apresentação. Para pitches mais longos, utilize uma apresentação de slides como base. Vídeos – desde que curtos e objetivos – também são bem-vindos. 

Preparação é tudo!

Sempre pratique antes de apresentar! Apesar de muitas pessoas considerarem dispensável, é nessa etapa em que verificamos se há furos na apresentação. Se possível peça o feedback de amigos e colegas, afinal, ter a opinião de outra pessoa sempre é uma boa ideia.

Ao fim da apresentação, abra um espaço para perguntas, e já tenha as respostas na ponta da língua. Responder de maneira convicta demonstra que você entende do assunto e conta pontos na hora de fechar negócio com os investidores!

Veja nesse link um ótimo exemplo de Pitch para investidores feito ao final do nosso programa de validação, o Sparks.

Precisa de ajuda para encontrar investidores e preparar um pitch matador? 

Conheça o Sparks, o programa de validação que já ajudou mais de 200 empreendedores a colocar suas startups de pé! Clique aqui 

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.