Sabemos que a jornada empreendedora não é nada fácil e envolve grandes desafios. Precisamos validar uma ideia inovadora, definir modelo de negócios, apresentar soluções e conseguir investidores. Tudo isso pode parecer muito complexo e quase que impossível de se realizar com poucos recursos, mas, justamente aí que entra o papel das aceleradoras de startups e seus programas de aceleração.

As aceleradoras são empresas que têm como principal objetivo ajudar empreendedores a desenvolver e consolidar suas startups de forma mais rápida, independentemente do seu estágio de amadurecimento. Em outras palavras, aceleradoras te dão um mapa de sobrevivência baseado na jornada e erros de inúmeros empreendedores.

O objetivo desse tipo de programa é fomentar atividades inovadoras, proporcionando acesso a conteúdos importantes para o desenvolvimento da empresa e a especialistas do setor, como mentores, investidores, executivos de grandes empresas, potenciais clientes e parceiros, além do networking com os demais participantes. 

Em resumo, o programa de aceleração de startups pode te ajudar a impulsionar sua empresa dentro do mercado de uma forma mais rápida e assertiva.   

Ainda está inseguro sobre os motivos para participar de um programa de aceleração? Confira abaixo quais os benefícios dessa estratégia!

Por que eu devo participar de um programa de aceleração? 

  • Imersão no Ecossistema de Inovação 

Aproximar-se de ambientes com tecnologias, métodos e mentalidades inovadoras favorece a replicação dentro da sua empresa, criando uma ​cultura de inovação capaz de impulsionar ideias e projetos de forma mais eficaz. 

  • Networking 

As aceleradoras contribuem para espaços de inovação e troca com diversos empreendedores e profissionais que possuem características semelhantes ou estão em segmentos  relacionados. Ter a oportunidade de se aproximar desse ambiente, é uma ótima estratégia para criar redes de contato e fazer com que sua empresa entre em um ​ecossistema de inovação​, onde estarão investidores, parceiros, clientes e fornecedores para seus futuros projetos.

  • Captação de investimentos 

Muitas aceleradoras investem um capital inicial para apoiar as startups no início da sua jornada em troca de participação na empresa. Além disso, o aporte  financeiro também vem por meio da disponibilização de serviços que seriam muito mais caros fora do programa, como consultorias, por exemplo. Apesar deste modelo ter sido super comum no passado, atualmente a maioria das aceleradoras decidem pelo modelo equity-free, como é o caso da Bluefields. O benefício do modelo equity-free é que o processo seletivo é menos rigoroso (mais chances da sua startup ser escolhida), te conecta com várias redes de investimento, e não “come” a participação da sua empresa. Um problema comum no modelo de equity é que eventualmente os fundadores se encontram sócios minoritários, após apenas algumas rodadas de investimento. 

  • Acesso a mentorias com profissionais experientes do mercado 

Dentro dos programas de aceleração, você pode contar com mentores experientes com vivência diária de  mercado para te orientarem durante seu processo de desenvolvimento e compartilham dados relevantes sobre suas áreas, contribuem com expertise e instruem os novos empreendedores sobre as melhores técnicas para a sustentabilidade e prosperidade do negócio.

  • Ferramentas inovadoras de estruturação de negócio  para sua startup em 72 dias

É isso mesmo! Aqui na Bluefields, por exemplo, com o nosso programa de validação Sparks você consegue ter um suporte e mentoria para iniciar sua startup, definir o modelo de negócio, rodar protótipo e MVP em apenas 2 meses e meio. Além disso, tem a chance de aprender metodologias inovadoras como Segmentação de Clientes, Design Sprint, BlueCanvas, Scrum, se conectar com mentores de grandes empresas e oportunidade de troca com potenciais investidores no Pitch Day!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente no https://www.bluefieldsdev.com/  


Leave a Reply

Your email address will not be published.