Se você quer lançar um novo projeto ou está na dúvida sobre qual o modelo de negócio ideal para sua startup, o MVP é uma ótima opção para te ajudar! 

Esse conceito cresceu muito no ambiente das startups, sendo utilizado como um ótimo método para testar uma ideia e evitar desperdícios. As startups de sucesso utilizam essa estratégia para validar suas ideias antes de colocá-las no mercado. Isso permite um crescimento consistente, rápido e tendo o mínimo possível de custo. 

Até porque, ninguém melhor do que o seu cliente para dizer se aquele produto e/ou serviço fazem sentido para a necessidade dele no dia a dia. Não adianta pensar em uma solução inovadora, investir tempo e dinheiro para desenvolvê-la se, no final das contas, o consumidor não enxergar valor naquela solução, certo?  

Quer entender melhor sobre o que é um MVP e como utilizá-lo da melhor forma? Continue a leitura com a gente. 

O que é MVP?

O MVP (Minimum Viable Product) significa “mínimo produto viável”. Eric Ries, em seu livro “The Lean Startup” define: “O MVP é aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”.

Em resumo, podemos entender o MVP como o produto ou negócio que você consegue desenvolver com o mínimo de investimento possível.

Ele é uma ótima forma de você testar sua oferta, avaliar a aceitação do seu público, entender suas estratégias e validar se seus pilares para crescer o projeto estão bem estabelecidos. Além disso, o MVP fornece informações importantes sobre o seu negócio que, estando em uma escala menor, pode ser ajustado com mais facilidade e menos impacto. E claro, tudo isso sendo guiado por meio dos feedbacks do seu público, que será peça importante para a construção do projeto.

Como desenvolver um MVP?

Ok, entendemos o conceito, mas agora como colocar isso em prática?

Bom, antes de começarmos é bom deixar claro que o MVP testará a viabilidade do seu projeto, sendo assim, é importante que ele represente muito bem o produto final. Dessa forma, conseguimos obter informações relevantes e mais assertivas sobre a proposta de solução. 

E para colocarmos o MVP em prática precisamos seguir alguns passos importantes como: 

  • Definir uma proposta de valor. Qual será o seu diferencial? Qual solução você promete resolver? Por que o público compraria? 
  • Crie as personas. Quem será seu cliente ideal? Estabeleça o tempo que o teste durará e selecione as pessoas que se encaixam no público-alvo do real lançamento que acontecerá futuramente;
  • Crie uma solução simplificada.  A ideia é ter apenas as funções essenciais para cumprir a proposta de valor;
  • Estabeleça metas e métricas. Defina o que o MVP pretende validar e faça um script de como essas hipóteses serão testadas. Além disso, não esqueça de mensurar os resultados para entender, de fato, as expectativas dos consumidores em relação a sua proposta.  

3 exemplos de MVP de grandes startups do mercado: 

  • Dropbox

Em um momento onde o armazenamento de dados em um ambiente seguro era uma grande pauta no mercado e a nuvem já não estava mais suprindo as expectativas, Drew Houston percebeu que existiam dificuldades e grandes oportunidades no processo de sincronização de dados. Assim, decidiu criar um serviço mais intuitivo e que trouxesse a flexibilidade de compartilhar arquivos com facilidade, daí nasce o Dropbox. Porém, toda essa inovação acabava dificultando para que as pessoas tivessem clareza sobre o serviço. Até que diante desta situação Drew Houston decide criar um vídeo, chamado Dropbox Demo, onde ele explica e mostra o funcionamento da plataforma.

A partir daí, o interesse pelo Dropbox cresceu rapidamente, Houston validou sua ideia e o Dropbox cresceu diante do público, sendo um sucesso até hoje.

  • Amazon

Apesar de seu sucesso hoje em dia, a Amazon começou de forma discreta, apenas como um site simples que vendia livros de forma mais acessível. Seu MPV era uma página com design comum, onde havia alguns títulos e informações sobre as obras, além de um espaço para fechar a compra.

Apostar na simplicidade deu tão certo que, hoje a plataforma ganhou o carisma do público e é famoso pelo seu protagonismo.

  • Airbnb

Famoso por conectar hóspedes a imóveis de temporada, a startup começou com recursos de seus fundadores,Brian Chesky e Joe Gebbia, que fizeram de seu próprio apartamento um MVP.  Assim, anunciaram seu imóvel pela internet e rapidamente 3 pessoas fizeram reservas, validando a ideia e mostrando seu potencial para conquistar os clientes. 

Qual a vantagem do MVP?

Dentre as inúmeras vantagens de se realizar um MVP, temos em destaque a validação de hipóteses, ou seja, esse conceito te permite visualizar de forma muito clara a viabilidade do seu projeto frente ao público final, e convenhamos que, ninguém melhor do que o seu consumidor para passar os melhores insights sobre sua ideia. Com isso, você pode adaptar ou até mesmo reinventar o projeto, e tudo isso a um custo controlado. 

Além disso, conseguimos avaliar a escalabilidade do produto e/ou serviço, ter uma análise mais próxima da concorrência, dado que, a resposta do mercado pode deixar claro se a sua ideia tem os diferenciais necessários diante das ofertas já existentes e também, conseguimos gerar valor e conhecer de forma mais profunda as expectativas do público. 

Tudo isso irá influenciar para que o projeto não tenha prejuízos e seu lançamento seja muito mais assertivo. 

Se você ainda tem dúvidas e precisa de uma ajuda para desenvolver seu MVP e validar suas ideias, o ideal é contar com o auxílio de programas de aceleração que podem te orientar e auxiliá-lo durante esse caminho. Aqui na Bluefields temos o Programa Sparks que tem como objetivo te ajudar a criar e validar sua startup em 72 dias! 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo: http://www.bluefieldsdev.com/  


Leave a Reply

Your email address will not be published.