Iniciar uma jornada empreendedora requer muita dedicação, trabalho e propósito. O início nunca é fácil, sendo necessário enfrentar diversos obstáculos e desafios. Para tornar esse caminho mais seguro, muitas empresas — em especial as que trabalham com inovação e tecnologia — buscam participar de um programa de aceleração de startups, cujo objetivo é desenvolvê-las em pouco tempo.

As aceleradoras ajudam os empreendedores a construírem e consolidarem as suas startups no mercado, fazendo com que elas consigam alcançar a estabilidade e a lucratividade desejadas.

Basicamente, o programa de aceleração de startups é uma incubadora que conecta a empresa ao sucesso rapidamente e de maneira mais eficiente. Para que isso aconteça são disponibilizadas todas as ferramentas necessárias, que vão desde o aperfeiçoamento das habilidades do empreendedor até ajuda na captação de investimentos.

Quer acelerar a sua startup? Confira abaixo quais são os benefícios de apostar nessa estratégia!

Fornece metodologias consagradas

Um fator que é praticamente regra entre os programas de aceleração é o uso de metodologias eficientes e consagradas no mundo dos negócios, como:

  • Customer Development;
  • Lean Startup;
  • Agile Development;
  • Business Model Canvas;
  • Customer Success;
  • Growth Hacking.

A adoção dessas metodologias permite que o empreendimento cresça de forma mais bem organizada e estruturada. Conhecer esses métodos e saber por quanto tempo e como colocá-los em prática é essencial para impulsionar a sua empresa.

Os especialistas que fazem parte do programa de aceleração estudam detalhadamente as características da startup, como tipo de negócio prestado e perfil do empreendedor. A partir daí, eles indicam qual é a metodologia mais apropriada para elevar as chances de a startup ser bem-sucedida

Ajuda na construção de parcerias e networking

Por meio das aceleradoras a startup tem a oportunidade de conhecer profissionais que atuam na área relacionada ao seu produto e empreendedores experientes. Essas figuras podem contribuir com know-how, auxiliando no aprimoramento das atividades da empresa.

Assim sendo, é possível construir parcerias e networking, ou seja, uma rede de contatos com pessoas que podem unir forças com a sua empresa, seja por meio de consultorias, seja pela indicação de possíveis investidores. Tendo essas pessoas por perto, o empreendedor sempre saberá a quem recorrer quando necessitar de suporte externo.

Dá acesso aos clientes

Quando um empreendedor está dando os primeiros passos, falar com a pessoa certa é crucial para que a startup deslanche. Durante o processo de incubação, a aceleradora coloca à sua disposição uma robusta rede de relacionamentos, em que você pode encontrar clientes e realizar as suas primeiras vendas.

A maioria das aceleradoras realiza eventos com a finalidade de apresentar as empresas aceleradas a potenciais clientes e investidores. Os seus produtos e serviços são apresentados de maneira atrativa para o público certo, o que aumenta as chances de fechar contratos que forneçam os lucros que você precisa para dar continuidade ao negócio nos primeiros meses de existência.

startupPowered by Rock Convert

Aumenta os seus conhecimentos

Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para se destacar no mercado, mas apenas isso não é garantia de êxito. É imprescindível reunir uma série de fatores que facilitem a condução do negócio, como conhecimentos em gestão de negócios, finanças, marketing, recursos humanos, tecnologia e outras áreas que são indispensáveis para imprimir uma boa administração da startup.

A experiência de aceleração é capaz de aumentar o seu leque de conhecimentos, visto que você vai participar de inúmeros workshops e reuniões com profissionais capacitados e pessoas que também já passaram pelo processo de empreender. Dessa maneira, é possível melhorar as competências que você já tem e adquirir aquelas que ainda não possui.

Quanto mais conhecimentos você tiver, mais preparado estará para comandar a sua empresa, sabendo como agir para colocar as contas em dia, resolver problemas com clientes ou tornar a sua marca mais sedutora diante do seu público-alvo, por exemplo.

Disponibiliza mentorias

Apontar qual é a melhor metodologia a ser seguida é fundamental para moldar a sua startup. Contudo, ao longo desse processo podem surgir dúvidas sobre a implantação do método e como lidar com os demais conflitos que confrontam o cotidiano dos empreendedores.

Sabendo disso, os programas de aceleração disponibilizam mentorias para que você receba as orientações necessárias sobre como colocar os seus conhecimentos em prática. A mentoria tem como foco ajudar a atingir os seus objetivos, lapidando o seu negócio — uma vez que o seu propósito é dar suporte ao empreendedor para que ele encontre um caminho promissor, visando o seu progresso e crescimento profissional e pessoal.

Geralmente a relação estabelecida entre o mentor e o mentorado é mais informal, acontecendo por meio de conversas estratégicas para promover um plano maior na carreira. Portanto, você receberá conselhos de uma pessoa experiente para chegar ao ponto mais elevado da sua carreira e da sua vida.

Imagine que você deseja ser um grande empresário da área de tecnologia. Esse objetivo é algo bem claro na sua mente, e você sabe que precisa de um mentor para que o seu negócio tenha mais chances de prosperar e obter o reconhecimento do mercado.

Nesse caso, a mentoria pode, no decorrer de suas abordagens, lhe conceder um mentor sênior, que passou pela mesma jornada que você, no mesmo segmento, e conquistou o espaço e a estabilidade que você deseja conquistar. O resultado disso é contar com um forte aliado que vai compartilhar experiências sobre erros e acertos — o que serve como base para tomar futuras decisões.

Apoia na parte financeira

Não são todos os programas que incluem capital, mas há muitas aceleradoras que fazem um investimento semente no caixa das startups apoiadas para que elas possam dar o pontapé inicial no projeto.

O apoio financeiro também vem por meio de serviços que custariam bem mais caro fora do programa, como consultoria de especialistas nas áreas financeira ou jurídica e assinatura de ferramentas online. Além disso, a aceleradora aproxima o empreendimento de possíveis investidores, facilitando a aquisição de capital para concretizar os seus planos.

Viu como um programa de aceleração de startups pode mudar o rumo do seu negócio? Para aproveitar todos os benefícios que uma aceleradora pode oferecer, você deve escolher uma empresa qualificada e especializada para alavancar a sua empresa.

Tem interesse em entrar para um programa de aceleração de startup? Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!

Escreva um comentário

Share This