O Marketing Digital para startups é uma poderosa arma para novos empreendedores. Além de ser útil para auxiliar no lançamento e posicionamento do negócio, também ajuda no seu desenvolvimento e crescimento. Essa ferramenta oferece estratégias e planejamentos de comunicação voltados para a conquista de resultados efetivos.
A escalabilidade e as práticas de Marketing Digital andam de mãos dadas, sendo responsáveis por potencializar as chances de êxito das startups. Quando aplicado no ambiente virtual, esse recurso disponibiliza diversos caminhos e alternativas para atingir um objetivo.
Porém, para colher bons frutos com o uso dessa ferramenta é necessário conhecer bem as iniciativas que podem ser aplicadas e estabelecer estratégias que estejam de acordo com a meta da empresa.
Quer saber mais? Confira, abaixo, o que o seu planejamento deve ter para ser um sucesso!
Um cronograma de atividades
O planejamento de atividades e das publicações a serem feitas nas redes sociais e demais plataformas virtuais é determinante para obter uma taxa alta de produtividade quando o assunto é Marketing Digital.
Para que todos os prazos sejam cumpridos e o conteúdo publicado pela startup esteja sempre em dia é preciso delegar as funções e definir um cronograma com as datas de entrega. Com isso, fica mais fácil acompanhar o que está sendo feito, por quem e os resultados de cada ação.
O monitoramento dos concorrentes
Apesar de parecer óbvio, muitos empreendedores deixam de monitorar os seus concorrentes na internet. Contudo, é imprescindível descobrir quais são os pontos fortes e fracos da sua concorrência.
Para isso, procure saber como eles atuam, como atendem aos clientes, quais são os seus valores e visão de negócio e se apresentam algum diferencial. Assim, você consegue entender como deve posicionar a sua empresa no mercado para se destacar em relação ao que já está sendo proposto. Esse posicionamento deve ser levado em consideração em todo o conteúdo produzido.
Os objetivos estabelecidos
Antes de começar a trabalhar com a produção de conteúdo, o empreendimento deve ter objetivos e metas claros a serem alcançados. Algumas das intenções podem ser:
- elevar o número de vendas;
- aumentar o número de visitas e interação no site, blog e redes sociais;
- promover o engajamento com os clientes;
- melhorar o atendimento;
- realizar mais conversões.
É importante ressaltar que, independentemente do objetivo determinado, o seu time de colaboradores precisa estar alinhado e orientado para executar as funções corretamente e viabilizar a concretização da meta.
O site da startup
O site é o meio pelo qual os seus clientes em potencial vão conhecer o seu negócio. Para tal, é indispensável contar com uma página agradável e que gere uma boa experiência para os visitantes. Para impulsionar os seus resultados, você também deve tomar os seguintes cuidados:
- construir um blog para produzir conteúdos referentes à atividade da empresa, permitindo que as pessoas a conheçam e iniciem um relacionamento com a sua marca;
- ter um landing page, espaço reservado para converter os visitantes em leads;
- escrever um CTA (Call to Action), que em português significa chamar o visitante para uma ação, que deve orientá-lo a acessar a landing page;
- apresentar um site intuitivo, em que os internautas naveguem com facilidade entre as abas e encontrem o que precisam.
Os parceiros de negócios
Para melhorar as suas estratégias de Marketing Digital você pode buscar por parcerias com profissionais qualificados e especialistas na área. Pode-se contratar uma empresa especializada em produção de conteúdo para alimentar as suas plataformas regularmente, por exemplo.
Desse modo, você evita a incidência de erros, uma vez que o conteúdo será produzido no formato e padrão certos para impulsionar o seu desempenho no mercado.
Por fim, para que as ações do Marketing Digital para startups atendam às expectativas, é importante considerar o segmento de atuação e os interesses dos seus clientes na hora de produzir os conteúdos. Isso possibilita o desenvolvimento de um plano editorial relevante e consistente.
Também é importante criar o hábito de monitorar os resultados de cada ação. Diante disso, a empresa identifica o que funciona e o que dá errado e pode agir para fortalecer os acertos e corrigir os erros.
A sua startup está nas redes sociais? Confira mais um de nossos posts e veja como fazer uma gestão de redes sociais eficiente!