aceleradora de startupsPowered by Rock Convert

Se antes era um diferencial, hoje a gestão de redes sociais se tornou uma necessidade para as empresas que almejam manter uma boa comunicação com o seu público, como clientes e formadores de opinião. Afinal, essas ferramentas são cada vez mais utilizadas pelas pessoas e podem influenciar diretamente nas decisões de compras de produtos e serviços.

Diante disso, gerir as plataformas digitais de forma correta é essencial para construir uma imagem positiva do seu negócio e, principalmente, um relacionamento eficiente com o público-alvo — o que significa aumentar as suas possibilidades de vendas e lucros. Esse processo consiste na adoção de práticas para administrar os perfis virtuais da empresa de maneira profissional, com a finalidade de expandir a marca.

Quer melhorar a sua comunicação online? Confira, abaixo, como fazer uma gestão assertiva das suas redes sociais!

Conheça bem a sua audiência

Saber detalhadamente quem é o seu público é fundamental para escolher os métodos de comunicação adequados ao perfil dele. Para tal, é necessário ter a sua persona bem definida, ou seja, uma representação específica da pessoa com a qual você vai falar.

Por meio da aplicação de pesquisas, estude quais são os hábitos de compra, gostos pessoais e dores e quais são as redes sociais mais usadas pelos seus clientes em potencial. Isso pode ser feito a partir de uma pesquisa de mercado. É provável que você identifique mais de uma persona — mas isso não será um problema.

Tenha em mente que a sua empresa deve estar presente onde o seu público estiver. Jamais inicie uma estratégia sem antes saber com exatidão para quem a ação será direcionada.

Defina as suas principais redes sociais

Com as informações em mãos, é hora de escolher as principais redes sociais que serão utilizadas para entrar em contato com o público. Há diversas plataformas virtuais, o que faz com que nem sempre as suas personas utilizem os mesmos canais. Levando isso em consideração, é preciso selecionar as redes mais relevantes para atingir o máximo de audiência.

Aos poucos, é possível notar se há a necessidade de ser ativo em outras plataformas de comunicação. Testando esses canais, você poderá descobrir qual gera mais interatividade e, consequentemente, resultados junto aos seus clientes.

Tenha um objetivo

Não basta ter vários perfis em redes sociais se não existe um objetivo por trás deles, uma vez que apenas estar online não faz com que o empreendimento cresça automaticamente. Portanto, defina quais são as suas metas — isso ajuda a entender as melhores estratégias de marketing a serem aplicadas em cada mídia.

Alguns dos seus objetivos podem ser:

·        divulgar a marca, produto ou serviço;

·        comunicar-se e se engajar a sua audiência e clientes em potencial;

·        educar o seu público-alvo com conteúdo de qualidade;

·        criar uma comunidade de fãs que divulgarão o negócio espontaneamente;

·        aumentar as suas vendas;

·        fazer anúncios.

Independentemente da estratégia escolhida, é importante que o objetivo esteja de acordo com a realidade da empresa. Assim, pode-se desenvolver ações que complementem as suas metas de crescimento.

O seu objetivo não precisa ser permanente, então você pode modificá-lo conforme as novas necessidades do negócio. Contudo, é imprescindível ter uma finalidade para que o trabalho seja bem direcionado e possa ser mensurado, o que lhe permite saber se o esforço despendido está trazendo retorno positivo.

Produza conteúdo relevante

Diariamente, os usuários têm acesso a uma grande variedade de conteúdos. Sendo assim, para chamar a atenção da sua persona e engajá-la, é preciso produzir algo relevante.

Para elaborar conteúdos que sejam atraentes, é crucial entender como funcionam e quais são os melhores formatos de publicação para cada rede social. No Facebook, por exemplo, é recomendável mostrar informações sobre o empreendimento, publicar chamadas que redirecionem para textos do seu blog e anúncios dos seus produtos e serviços. Já no Instagram, que é mais visual, você deve caprichar nas fotos e fazer stories.

Baseado nas características do seu público-alvo, utilize uma linguagem que cause identificação e aproxime a empresa das pessoas, criando diálogos que as engaje e as estimule a interagir nas suas publicações. Essa também é uma maneira de observar quais são as impressões que os usuários têm sobre a marca, o que permite trabalhar para promover melhorias.

Além de publicar com regularidade para alimentar a relação com a persona, para a gestão de redes sociais surtir eficácia também é necessário analisar os seus resultados continuamente, a fim de verificar o progresso e aprimorar as suas ações.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos como gerenciar melhor as mídias virtuais!

Escreva um comentário

Share This