aceleradora de startupsPowered by Rock Convert

O marketing digital é a peça-chave para o lançamento e posicionamento de uma marca no mercado. Por meio das mídias sociais é possível desenvolver estratégias de comunicação e divulgação capazes de alcançar e envolver um grande número de pessoas.

Para startups, que nascem como negócios disruptivos e muitas vezes com budget limitado, trabalhar com o marketing digital, tanto no início das operações de mercado quanto no processo de venda e pós-venda, é essencial.

Uma das estratégias mais eficientes nesse cenário é o uso das redes sociais. Hoje, vamos conversar sobre como elas podem alavancar o seu negócio. Ficou curioso? Continue com a gente e conheça agora nossas dicas de como utilizar redes sociais para startups.

Você descobrirá com quem está falando

Para uma comunicação ser eficiente é preciso saber com quem você está conversando. Será mais fácil estruturar sua estratégia de marketing digital de um modo mais aderente ao seu público.

Ter conhecimento sobre algumas informações básicas como idade, gênero, localização geográfica, interesses (empreendedorismo, games, música) e o momento da vida em que o lead ou cliente se encontra é essencial para nortear pontos como entonação das postagens e os temas que serão abordados.

Com as redes sociais você conseguirá coletar dados para saber mais sobre o seu público-alvo. Após a análise, entender o seu comportamento, possibilitando a construção por meio da compreensão e estratégias que atinjam o consumidor de forma eficiente.

Aumentará a visibilidade e credibilidade da sua marca

As redes sociais para startups colaboram para disseminar conteúdos relevantes para o seu público. Essa técnica é conhecida como Inbound Marketing.

O Inbound Marketing se caracteriza como uma ação de marketing a longo prazo, em que por meio de conteúdos relevantes, busca nutrir e educar sua audiência. Ou seja, seu objetivo principal não é apenas realizar uma venda, mas sim fazer com que o lead ou cliente construa uma relação com a marca.

Tornar um cliente fiel e defensor de sua marca é considerado um diferencial importantíssimo em um mercado altamente competitivo. Com clientes cada vez mais exigentes e bem informados, que estão buscando alinhar seus valores aos produtos e serviços que consomem.

Por meio do conteúdo relevante é possível desenvolver um modelo de negócio que utilize as redes sociais para fomentar a visibilidade e credibilidade de sua startup.

Construirá elos afetivos com seus clientes

Hoje em dia, existem redes sociais focadas em relacionamento, entretenimento, profissionais e de nicho. Para escolher quais utilizar em suas ações e tirar o melhor proveito, é necessário ter em mente a sua persona, as características de personalidade da sua startup e as características e particularidades de cada uma das redes sociais.

As redes impactam no relacionamento com o público. Por meio delas é possível construir e nutrir um relacionamento entre cliente e marca. A longo prazo essa é umas das melhores estratégias de marketing.

Isso acontece porque o consumidor terá uma experiência positiva com sua empresa, mesmo que ainda não esteja pronto para efetivar uma compra. Assim, quando ele tomar uma decisão, sua marca será lembrada!

Saberá o retorno do investimento

Uma parte importante na utilização das redes sociais é o monitoramento das métricas, tanto para os conteúdos orgânicos quanto para os patrocinados.

Usar as redes sociais garante que você tenha visibilidade do número de seguidores, das pessoas que interagem nas páginas, o desempenho de anúncios e o retorno sobre o investimento são algumas das principais informações disponíveis.

A análise e monitoramento dos dados é facilitado pelas plataformas de gestão que as redes sociais disponibilizam. Mas como tudo é muito rápido na internet, é importante prestar atenção e tomar atitudes em tempo real! Faça testes recorrentes e realize ações de forma estratégica para maximizar os seus resultados e diminuir os custos.

As redes são o caminho para alcançar um número maior de pessoas e mostrar do que sua empresa é capaz! Faça bom uso das redes sociais para startups e maximize seus resultados positivos.

Você curtiu nossas dicas de como usar as redes sociais para startups? Então, leia agora mesmo o texto “Saiba como melhorar o relacionamento com os clientes da sua startup” e se torne um especialista no assunto!

Escreva um comentário

Share This