Diante da expansão das startups no mercado brasileiro, um novo termo se popularizou entre os empreendedores: negócio escalável. Uma das principais características nesse segmento empresarial, a escalabilidade tornou-se desejada tanto por negócios estabelecidos quanto por aqueles que ainda vão abrir as suas portas. Mas, você sabe o que isso significa?

É chamado de negócio escalável aquele empreendimento que pode ser desenvolvido e ampliado sem necessitar do aumento progressivo dos custos de investimento. Se a empresa tem essa característica, ela tende a se expandir de forma sustentável e com equilíbrio nas finanças.

Nesse sentido, um estabelecimento que consegue atender mais clientes sem contratar mais funcionários, é considerado escalável, pois não gera mais custos para crescer.

Basicamente, estamos falando de uma ideia que pode ser replicada com facilidade, aumentando a lucratividade com uma estrutura enxuta. Quer saber mais? Confira a seguir quais são as vantagens de aplicar a escalabilidade na sua empresa!

Vantagens de um negócio escalável

Pelo fato de poder ser replicado sem aumentar os custos, o empreendimento ganha robustez, haja vista que tem mais equilíbrio financeiro e estará preparado para lidar com eventuais crises de negócios ou econômicas. Isso também aumenta a sua segurança, pois fica mais fácil controlar uma estrutura pequena.

Quando a empresa replica o processo com a mesma qualidade, ela atende mais sem que haja perda na eficiência do serviço. Isso quer dizer que não corre o risco de sofrer com a indisponibilidade, mantendo-se relevante no mercado, o que é visto como uma vantagem competitiva frente aos concorrentes.

À medida que o negócio fica, simultaneamente, mais robusto e mais competitivo, terá mais facilidade para se estabelecer no mercado. Esse fato também está diretamente relacionado à questão de adaptação. Afinal, quando a empresa é escalável, há menos dificuldade para efetuar mudanças e continuar sendo bem-sucedido.

Dicas para implementar a escalabilidade em uma empresa

Mesmo que o negócio originalmente não tenha características escaláveis, ele pode ser convertido em um modelo com grande potencial de crescimento. Para tanto, é importante considerar os seguintes pontos:

Analise profundamente o negócio

A empresa só pode ser convertida em escalável quando é profundamente analisada, o que exige o entendimento dos seus indicadores principais. Nesse contexto, os dois mais relevantes são: o custo de aquisição de consumidores e os custos para produzir.

Caso o custo de aquisição de clientes aumente juntamente com o custo de produção, o seu negócio não é escalável. Portanto, comece analisando a situação do mercado em que a empresa está inserida, e a sua capacidade de investimento para modificar a estrutura atual.

Automatize as funções

Faça da tecnologia a sua grande aliada no processo de escalabilidade, pois ela reduz custos, potencializa a produtividade e possibilita que as tarefas sejam replicadas de forma simples.

Após analisar o negócio, invista em tecnologia para automatizar quantas funções forem possíveis. A sua gestão pode ser aperfeiçoada a partir do uso de um software especializado, bem como os próprios métodos produtivos. Com isso, a estrutura fica enxuta, eficiente e menos custosa.

Valorize o diálogo entre os valores pessoais e da companhia

Quando os valores pessoais não estão alinhados com os da empresa, o empreendimento pode se deparar com diversos problemas, que incluem desde a falha na produção e entrega de serviços até o relacionamento inadequado com os clientes. Sem falar que a divergência de valores é uma das principais causas de encerramentos de vínculos profissionais, tanto pela parte da organização quanto pelo lado do colaborador.

Diante disso, para aumentar as chances de escalar o seu negócio, você pode adotar o conceito de Business as Mission (BAM), que consiste em empreender para gerar uma riqueza sustentável, criando empregos e transformando a sociedade em diferentes aspectos.

Adotar esse método também implica em manter a ética nos negócios por meio do estabelecimento de valores sobre o papel e a responsabilidade da empresa perante o segmento de atuação, os concorrentes, os fornecedores e, sobretudo, os clientes.

Como você pôde perceber, o negócio escalável é lucrativo e proporciona um desenvolvimento estruturado e sustentável. Para iniciar o seu empreendimento com escalabilidade, é necessário ficar atento desde a avaliação inicial até o monitoramento dos resultados na implantação do modelo.

Quer reposicionar os valores do seu negócio? Saiba como instituir a ética na administração da sua startup!


Leave a Reply

Your email address will not be published.