Abrir a própria startup pode trazer uma série de desafios com relação à burocracia e à falta de recursos para escalar o negócio. Diante das dificuldades que podem surgir, ter confiança para empreender é uma habilidade essencial na hora de tomar boas decisões e se manter firme nos seus propósitos.

Afinal, acreditar em si mesmo é o primeiro passo para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso e impactar a sociedade de forma positiva por meio do trabalho.

No entanto, ao contrário do que possam pensar, a autoconfiança é algo que precisa ser desenvolvido de maneira constante. Essa capacidade de acreditar em si mesmo é o que faz a diferença na hora de cumprir qualquer meta ou objetivo, independentemente do obstáculo.

Por esse motivo, separamos 5 dicas que podem ser colocadas em prática para que você consiga alimentar a própria confiança e fazer o empreendimento crescer. Mentoria, treinamentos e networking fazem parte dessa lista. Acompanhe abaixo e saiba mais sobre cada uma delas!

1. Treine pensamentos positivos

Tudo começa com uma ideia. A sua startup ou o seu negócio, por exemplo, certamente surgiu de um pensamento, seja ele seu ou de um sócio. Se você pensasse apenas nas dificuldades e nos problemas que enfrentaria, provavelmente nada sairia do papel.

De certa maneira, o mesmo processo funciona com a autoconfiança. Quando um padrão negativo de pensamento é estabelecido, dificilmente será possível ter confiança para superar os desafios que o empreendedorismo impõe.

É como aquela tradicional imagem do copo com água até a metade. Alguém mais negativo somente será capaz de ver que o recipiente está meio vazio. No entanto, quem tem um pensamento mais positivo enxergará que o copo está meio cheio.

Isso significa ver além do problema, encarando cada obstáculo como uma oportunidade. Ter positividade auxilia você a ser mais gentil consigo mesmo para lidar com inseguranças e medos, e a desenvolver confiança para empreender.

2. Tenha um bom modelo de negócios

Outro aspecto que favorece a autoconfiança do empreendedor e o ajuda a tomar decisões certeiras é o modelo de negócios. Nele, serão definidos os valores e princípios que devem nortear a sua empresa.

Com um bom direcionamento é possível ter mais clareza sobre o mercado, a demanda e as formas de captar investimento para que o projeto cresça. Lembre-se de que um modelo de negócio bem estruturado é a base de qualquer empreendimento.

Por isso, pesquise e busque aprofundar o conhecimento na área em que atua, principalmente quando se trata de tecnologia e inovação. Se estiver com dificuldades, participar de programas de pré-aceleração é uma boa dica.

3. Reconheça e aprenda com os erros

Além dos dois fatores indicados, o desenvolvimento da autoconfiança depende da capacidade de reconhecer e aprender com os próprios erros.

No entanto, muitas vezes a tendência é cair no exagero, tanto considerando o erro como falta de competência quanto ignorando o impacto dele e culpando os outros. Uma boa forma de evitar isso é analisando alguns aspectos por meio de 4 etapas:

startupPowered by Rock Convert

1. Questionamento

O que aconteceu de fato foi um erro? Em certas situações, o que é entendido como erro, na verdade é uma dificuldade.

2. Superação

Supere o que deu errado e evite ficar pensando no que poderia ter sido. O fato é que não aconteceu da forma como deveria e a melhor opção é encontrar maneiras de perdoar-se para seguir em frente.

3. Avaliação

Questione o que não deu certo. Nesse ponto, avalie o que era possível ter sido ou não controlado e as responsabilidades de cada um quanto ao erro.

4. Utilização

Use o que você aprendeu a seu favor. Encare o que deu errado como mais um conhecimento que servirá para você fazer melhor no futuro.

Lidar de uma forma saudável com o fracasso, encarando os problemas de frente e com um olhar curioso, como se fosse um aprendiz, auxilia na construção da confiança em si próprio. Com isso, será cada vez mais fácil determinar estratégias e decidir corretamente mesmo diante de situações complicadas.

4. Invista em treinamentos e networking

Investir em treinamentos e na formação de networking também é importante para aumentar a confiança em si mesmo. Afinal, quanto mais você estuda e se capacita, mais confiante você será — e consequentemente, poderá exercer uma excelente liderança dentro da startup.

Existem diversos cursos disponíveis para quem tem o próprio negócio. Se você tem uma startup, por exemplo, vale muito a pena considerar fazer parte de uma incubadora ou aceleradora, pois além de fornecer conhecimento, essa é uma forma de conseguir investidores e de aumentar a sua rede de contatos.

Por falar em networking, a autoconfiança também pode ser desenvolvida por meio das parcerias formadas ao longo da trajetória como profissional e empreendedor. Por esse motivo, é importante participar de ambientes que estimulam contatos e a troca de conhecimento e experiência.

5. Procure por mentoria e gestão especializada

Um dos segredos para confiar mais em si está justamente em contar com o apoio adequado na hora certa. Muitos empreendedores acabam perdendo um tempo precioso tentando desenvolver projetos sozinhos, sem a orientação correta. No fim das contas, o que ganham é mais ansiedade e uma forte tendência à procrastinação.

Se você não quer passar por essa situação, procure uma mentoria especializada, que seja capaz de auxiliá-lo a gerir bem o seu próprio negócio. Existem alguns programas, como o The Big BaM, que podem ajudar você a elaborar planos de ação e de estruturação para a startup, com o objetivo de orientá-lo quanto a melhor forma de captar recursos e transformar a sociedade.

Os encontros com os mentores podem acontecer por meio de sessões de aceleração exclusivas ou coletivas, abordando temas como liderança, tomada de decisões, aspectos jurídicos para startups, investimentos, propriedade intelectual e inovação.

Ao participar de programas desse tipo, o crescimento da startup será muito mais rápido do que se continuasse sozinho. Por fim, tenha em mente que quanto mais colocar as dicas acima em prática, mais confiança para empreender você terá.

Quer começar agora mesmo? Então, entre em contato conosco para transformar a sua ideia em realidade!

Escreva um comentário

Share This