Entenda o que são chamadas de sessões de aceleração de startup
aceleradora de startupsPowered by Rock Convert

Você já passou por algum momento na sua vida em que sentiu ser necessário dar uma arrancada? Quem é empreendedor sabe bem a importância disso para o negócio crescer e ter sucesso. Tendo isso em vista, os programas de aceleração de startup são focados justamente em auxiliar o empreendimento a se desenvolver rapidamente.

Entre outros fatores, isso acontece por meio das sessões de aceleração. Nelas, o participante aprenderá a estruturar o próprio negócio e a captar investimentos de uma forma mais rápida do que se estivesse totalmente sozinho.

Mas, afinal, como isso acontece na prática? É o que vamos responder nesse artigo. Acompanhe os próximos tópicos para entender o que são e como funcionam as sessões de aceleração!

Como funcionam as sessões de aceleração?

Em primeiro lugar, é importante compreender o que significa uma aceleração de startup. Empresas especializadas nessa área — as chamadas aceleradoras — buscam apoiar negócios escaláveis e com forte influência da tecnologia. Para tanto, elas oferecem um programa que auxilia as startups a atingirem o equilíbrio, conquistarem clientes e obterem bons resultados financeiros.

Por sua vez, o programa é composto por sessões semanais, que têm como objetivo fornecer educação para empreendedores, sendo divididas em temas que contemplam o checklist elaborado pela Harvard Business School.

Nesse sentido, algumas das temáticas exploradas são:

  • jornada ao investidor;
  • desenvolvimento dos clientes;
  • pesquisa de mercado;
  • conceitos básicos de contabilidade;
  • marketing digital;
  • gestão de tempo;
  • métricas.

Depois de realizar as atividades propostas e passar por um processo de amadurecimento do negócio, a aceleradora viabiliza o contato das startups com a própria rede de fundos de investimentos e investidores-anjo parceiros.

Quais são as principais características delas?

As sessões de aceleração de startup têm algumas características específicas. Pelo fato de a aceleradora abrir seleção para os interessados uma ou duas vezes por ano, geralmente, os grupos são formados com poucos participantes.

Confira abaixo as principais particularidades com relação às sessões:

Curta duração

Como o objetivo da aceleradora é impulsionar o crescimento da startup, a duração do programa é curta, variando entre três ou quatro meses. Essa é uma grande vantagem para o empreendedor, pois, assim, ele economiza tempo e direciona seu foco para efetivamente desenvolver as próprias ideias.

Grupos pequenos

Outra característica das sessões é com relação aos grupos. Eles são pequenos e formados por empreendedores com o mesmo objetivo: fazer os próprios negócios crescerem.

Além disso, elas promovem a formação de network, o que amplia a rede de contatos. Ao participar do programa de aceleração, é possível encontrar parceiros estratégicos, clientes e até mesmo futuros amigos.

Foco nos resultados

A metodologia utilizada nas sessões é prática e focada em resultado. Suporte e orientação também são fornecidos aos participantes do programa, de forma que eles aprendam a desenvolver liderança e a tomar as melhores decisões para o sucesso da startup.

Mentoria especializada

A mentoria é algo fundamental nas sessões de aceleração de startups. Questões jurídicas, captação de investimento, propriedade intelectual e tendências (blockchain, inteligência artificial, entre outros) são alguns dos temas que fazem parte dela.

Instrutores experientes

As sessões são realizadas por instrutores qualificados e com ampla experiência na área de negócios. Inclusive, eles são de diversas áreas, portanto, economistas, engenheiros, administradores e especialistas em marketing e outros segmentos podem fazer parte da equipe que orientará os empreendedores.

Parceria renomada

Por fim, as aceleradoras têm excelentes parceiros, que enriquecem ainda mais as sessões. Eles podem fornecer tanto um espaço físico adequado quanto assessoria contábil e financeira.

Sem contar o fato de que outras empresas parceiras (inclusive, internacionais) podem agregar valor ao programa, oferecendo material prático e planos de ação para sprints semanais, por exemplo.

O que são as sessões do The Big BaM! startup?

Depois de compreender como funciona as sessões de aceleração e suas principais características, vamos apresentar para você como elas acontecem dentro do programa “The Big BaM! startup”, proposto pela Bluefields, aceleradora voltada para startups com foco em tecnologia e impacto social.

Além de contemplar todas as temáticas citadas acima — gestão, clientes, mercado e métricas, por exemplo —, a metodologia tem como diferencial a apresentação dos conteúdos do Business as Mission (também chamado de Kingdom Business).

Esse conceito (conhecido pela sigla BaM) propõe a união entre negócios e missão. Em razão disso, alguns dos seus propósitos são a formação sustentável da riqueza, a promoção de empregos e a transformação social. Dessa forma, as sessões do programa têm como base a moral e a ética cristã.

Inicialmente, é apresentada a importância de incluir os fundamentos bíblicos no desenvolvimento de negócios. Mais adiante, o estudo é aprofundado, identificando as maneiras de criar uma conexão pessoal e vital com Jesus. Esses conceitos auxiliam os empreendedores na hora de tomar decisões éticas difíceis, em especial, diante de circunstâncias complicadas.

Ao final, os participantes são encorajados a também criarem fortes alianças com suas famílias, etapa importante para o equilíbrio entre o crescimento da startup e os interesses pessoais. Afinal, o ser humano é um só, tanto no trabalho quanto nas relações afetivas.

Agora, se você tem dúvidas sobre a real importância disso, tenha em mente que empresas de países desenvolvidos como Estados Unidos e Coreia do Sul já entenderam a relevância do Business as Mission para o resultado dos negócios.

No Brasil, a difusão dessa ideia está crescendo cada vez mais, e os fiéis começam a compreender que é possível aliar o serviço a Deus com o seu trabalho. Inclusive, diante dos tantos problemas causados pela corrupção em diversos setores do país, o conceito traz uma ampla orientação voltada para a gestão ética em todas as esferas da vida.

Viu só quanta coisa interessante neste artigo sobre as sessões de aceleração de startup? Agora, antes de dizer até logo, temos uma dica especial!

Se você quer dar um passo além no seu negócio, inovar na área em que atua, ser bem-sucedido na captação de investimentos, conhecer o mundo, ajudar em projetos missionários e aplicar os princípios bíblicos no seu empreendimento, entre em contato com a gente e reserve já a sua vaga! Vamos ajudá-lo a alavancar seu projeto com o nosso programa!

Escreva um comentário

Share This