Ao longo dos últimos anos, passamos por um processo de transformação da sociedade como um todo. Novos hábitos, comportamentos e necessidades surgiram. Um novo mundo é criado, e claro que com isso, o ambiente corporativo também precisa se adaptar.

Impulsionados por toda essa transformação, grande parte das empresas e empreendedores tentam descobrir como utilizar essas mudanças a seu favor. E sabemos que, para estar um passo à frente no jogo, você precisa saber o que é Transformação Digital, e como aplicá-la em sua organização.

O que é Transformação Digital? 

A Transformação Digital parte de uma premissa simples: devemos utilizar o melhor da tecnologia para alavancar os nossos resultados. Em um mundo globalizado e imerso no online, ter uma presença digital e apostar em inovação é vital para sobreviver à concorrência.

Esse processo impacta em uma mudança de estrutura nas organizações, dando um protagonismo para a tecnologia e a tornando como parte central e estratégica para tomada de decisões. E com certeza você deve estar pensando: “Mas hoje, praticamente todas as empresas estão investindo nisso, certo?” Infelizmente, não. 

Esse conceito de Transformação Digital é muito mais amplo e vai além de ter um blog corporativo ou uma página no facebook. 

Claro que, isso leva tempo sim e demanda recursos. Mas calma, não só grandes empresas que podem implementar a Transformação Digital, até porque, isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

É preciso que os setores da organização atuem de forma colaborativa, e juntos, entendam o processo completo que os leva a essa mudança. Isso, por si só, torna a Transformação Digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

Presença Digital e Novos Hábitos de Consumo

Não temos dúvidas que a Transformação Digital tem um grande impacto sobre a sociedade, certo? 

Tudo se tornou mais rápido, o volume de informações consumidas diariamente é infinitamente maior do que tínhamos antes e muitas das relações são geradas a partir do digital. 

Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Essa é a primeira mudança: há uma clara alteração de comportamento.

Segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. A pesquisa serve para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras.

Mesmo sem saber o que é Transformação Digital, as pessoas foram afetadas por esse movimento: influenciadores, avaliações e comentários dentro da internet têm maior poder de convencimento do que a publicidade tradicional, por exemplo.

Claro que com todas estas mudanças surgem novos desafios como: transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes; e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra.

Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptarem para suprir as demandas da sociedade.

Por onde começar? 

Apenas entender o que é a Transformação Digital e seus benefícios não é o suficiente para se ter bons resultados. É preciso agir o quanto antes para implementá-la. 

A Transformação Digital precisa ser estruturada a partir do topo. Mudanças pontuais trarão apenas melhorias pontuais, e não serão capazes de competir com empresas totalmente focadas nesse método.

A ideia é repensar as operações da organização em todos seus aspectos – no desenvolvimento de produtos, práticas administrativas, relacionamento com os clientes, e diversas outras áreas; obtendo o máximo possível das tecnologias à disposição.

Para um bom plano de Transformação Digital tenha objetivos claros. Busque mudanças concretas,  com isto alcançará maior lucratividade, eficiência produtiva, capacitação dos colaboradores e posicionamento no mercado. 

Com base no livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers, especialista em Estratégia Digital, existem 5 domínios em mutação nesta era que fazem com que possamos observar esse novo mundo mais de perto. Eles são: os Clientes, Competição, Dados, Inovação e Valor.

Aqui, separamos alguns questionamentos que podem te auxiliar na jornada de Transformação com base nos 5 domínios estratégicos mencionados por David L. Rogers: 

  • CLIENTE

Em um mundo pré-Transformação Digital, os clientes eram somente telespectadores. Hoje, estamos avançando para um mundo mais dominado pela rede de clientes. Neste novo “padrão de mundo”, os clientes se conectam e interagem com a marca dinamicamente. Atualmente, eles estão o tempo todo influenciando uns aos outros e construindo a reputação das empresas e marcas. 

Pense: Como facilitar e impulsionar a interação entre o mercado e a empresa? Como facilitar a jornada do consumidor?

  • COMPETIÇÃO

Hoje estamos caminhando para um mundo de fronteiras mais fluidas em relação aos setores. Os nossos maiores desafios podem ser concorrentes fora do nosso segmento que oferecem valores parecidos. O resultado final destas mudanças é um grande deslocamento do que chamamos de competição.

Pense: Como outras empresas podem usar a tecnologia para disputar o seu mercado? É possível, por exemplo, que uma fornecedora passe a interagir com seus clientes, e se torne uma competidora?

  • DADOS

Informação é uma das moedas com maior poder hoje em dia. Os dados são componentes fundamentais de como todas as empresas funcionam, se diferenciam nos mercados e geram novo valor.

Pense: Como captar, analisar e utilizar dados para oferecer produtos e experiências melhores aos seus clientes?

  • INOVAÇÃO

As startups e empresas de tecnologia possibilitam que a inovação seja encarada de maneira muito diferente. Trazem uma nova visão com base no aprendizado contínuo, por experimentação rápida.

Com as ferramentas atuais, é possível obter feedback quase imediato, testando partes dos seus novos produtos para descobrir, na prática, o que o mercado deseja. 

Pense: Como você pode usar tal oportunidade?

  • VALOR

Segundo Agnes Rabelo, especialista de Marketing na Rock Content, “na era digital, confiar em proposta de valor imutável é semear desafios e dar vantagem para concorrentes com propostas de valor mais atraentes”. 

Pense: O que você entrega aos clientes? Qual valor eles recebem ao comprar de você? E como a empresa pode se adaptar para ter valores que evoluam e acompanhem os novos desejos do mercado?

Conclusão

A Transformação Digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa. Não tenha dúvidas de que há motivos de sobra para investir nisto agora.

Lembre-se: a Transformação Digital não diz respeito, exclusivamente , à tecnologia, mas sim à estratégia. Então, não perca tempo e coloque a mão na massa!
Quer saber mais sobre esse tema e se aprofundar no conceito? Temos uma aula disponibilizada pelo nosso CEO, Paulo Humaitá, no nosso canal do youtube, é só clicar aqui e aproveitar para entender melhor como funciona essa jornada e aplicar o quanto antes no seu projeto.


Leave a Reply

Your email address will not be published.