Apesar do conceito de inovação parecer simples e o termo ser usado cada vez mais no dia a dia dos brasileiros, a inovação é uma grande categoria que pode ser dividida em diversos tipos e entender o conceito por trás de cada uma delas, suas características e seu funcionamento, é fundamental para embasar uma estratégia inteligente e obter os melhores resultados. Dentre todas as variações de inovação, temos a Inovação Aberta e Fechada, você conhece a diferença entre elas?

É sobre isso que vamos falar hoje! 

Inovação em pequenas empresas: 7 aplicativos que podem fazer o seu negócio  gerar mais lucro. - Papo Criativo

O que é Inovação? 

Para nos aprofundarmos nesse assunto, um passo importante é definirmos o conceito de inovação, afinal, partimos dessa definição para dissertar de forma consistente as diversas faces que o termo nos propõe. 

A inovação é um termo muito relevante no mundo de hoje e, de maneira sucinta, entendemos que inovar diz respeito à construção de algo completamente novo ou significativamente melhorado dentro do mercado. É trazer novos olhares para resoluções de problemas reais, seja para uma empresa ou um grupo de indivíduos. Sendo assim, podemos resumir inovação em: exploração de novas ideias com sucesso

A inovação precisa gerar soluções que agreguem valor real às necessidades de um contexto específico, ou seja, uma solução inovadora precisa fazer a diferença no cenário onde foi criada.

Nessa frente podemos entender inovação como produto, serviço, marketing e até mesmo com um viés organizacional. Mas antes da inovação de fato acontecer no mercado, é necessária uma fase importante de pesquisa e desenvolvimento, e essa pode ser realizada em várias frentes: empresas, universidades ou até mesmo com grupos de pessoas para identificar problemas e propor novas soluções.

Mas é claro que isso envolve um grande investimento de tempo e dinheiro, certo? E é aí que entender as possibilidades de Inovação Aberta e Fechada podem ajudar em um melhor direcionamento para as suas estratégias. 

Conceito e diferenças entre Inovação Aberta e Fechada: 

Quando falamos nesses dois modelos de inovação sua maior diferença está na forma como a ideia inovadora é criada e desenvolvida.  

Dentro do conceito de Inovação Fechada, a proposta é que as ideias e pesquisas necessárias para lançar um produto no mercado sejam feitas essencialmente dentro das empresas, com uma abordagem um pouco mais tradicional. 

Além disso, quando a inovação é fechada, a empresa detém a propriedade intelectual daquilo que foi desenvolvido. Isso significa que, geralmente, o processo de obtenção da ideia e outras fases do desenvolvimento não são compartilhados.

Já a Inovação Aberta vem crescendo muito na contemporaneidade e nela, a fase de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, podem ser feitos em um ambiente externo a empresa, tendo um viés mais colaborativo. 

Atualmente, as empresas se adaptaram e conscientes das mudanças, muitas usam a inovação aberta em seus projetos de pesquisa. Porém, é importante ter em mente que a inovação aberta não está necessariamente vinculada apenas à pesquisa e também pode ser objeto de troca de práticas entre várias empresas, como mostra o diagrama abaixo:


Fonte: ABGI Brasil 

Hoje em dia, empresas que estão orientadas a modelos de Inovação Aberta tendem a ter mais resultados com seus projetos do que empresas que estão orientadas somente ao modelo de Inovação Fechada. 

Por isso, é importante que as organizações apostem nesse conceito de “Open Innovation” com o objetivo de ampliar horizontes e proporcionar diferentes meios para o desenvolvimento de suas ideias inovadoras. 

Inovação Aberta e suas vantagens 

A Inovação Aberta representa uma verdadeira transformação no mindset de muitos empreendedores. Esse modelo de inovação mais descentralizado e disruptivo, onde as empresas estão dispostas a co-criar, contribui para criar um ecossistema de inovação, gerando valor à empresa e à sociedade.

Temos inúmeros benefícios que as organizações podem obter adotando esse modelo de Inovação Aberta, mas hoje, queremos destacar alguns como: 

  • Redução de Tempo e Custo para criar um projeto de inovação: 

A Inovação Aberta nos permite contar com uma rede ampla de parceiros atuando de forma colaborativa, sendo assim, abrimos a possibilidade de usar conhecimentos que já existem no mercado, reduzindo custos de investimento em pesquisas e desenvolvimento, reorganizando  as ideias e criando algo totalmente novo, aumentando as chances de sucesso. 

Além disso, conseguimos gerar uma vantagem competitiva, dado que, com as parcerias conseguimos uma grande quantidade de profissionais envolvidos no processo, acelerando  o desenvolvimento dos projetos e garantindo que sua ideia não seja rapidamente ultrapassada pela concorrência. 

  • Redução de Risco do Negócio: 

Criar inovações “dentro de casa” e testá-las no mercado pode envolver diversos riscos. O investimento para fazer isso é alto, e o resultado pode nem trazer o lucro esperado.

Por isso, a Inovação Aberta garante uma visão muito mais completa do mercado. Até porque não ficamos rígidos com apenas uma visão de profissionais internos da empresa. Conseguimos atuar com a colaboração e saber a visão de outras companhias, startups, clientes, fornecedores e universidades, por exemplo. Resumindo, você consegue coletar dados mais amplos e consistentes, para tomar decisões mais assertivas. 

  • Aumenta o retorno sobre o investimento (ROI)

E claro que, com esses fatores que citamos acima, o ROI é diretamente afetado de forma positiva. A agilidade da inovação e redução de custos geram um potencial de receita muito maior. Sendo assim, a Inovação Aberta e colaborativa é muito mais lucrativa do que apenas inovar internamente. 

Conclusão

Se você chegou aqui, pode nesse momento estar se perguntando: Ok, mas agora como conseguimos estimular a cultura da Inovação Aberta ou utilizá-la dentro do meio organizacional? E bem, não existe uma resposta pronta nesse momento mas o que conseguimos afirmar é que: colaboração é a palavra chave e deve ser o pontapé para dar início a esse processo. Aqui na Bluefields, em conjunto com parceiros, apelidamos essa prática de “muros baixos”.

Até porque, inovação não acontece sem diversidade de pensamentos, ideias e novas perspectivas – ou, pelo menos, requer muito mais tempo e recursos para que aconteça. 

A Inovação Aberta traz um senso de que deve haver uma mudança no mindset das pessoas e em como vemos “empresa” e seu ambiente. Departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem agora se abrir para ouvir. Claro que, é importante acrescentar que Inovação Aberta deve ser vista como complementar ao que já é realizado internamente nas organizações. Ela vem para abrir os horizontes e proporcionar mais meios de seguir se desenvolvendo e competindo no mercado atual, que é cada vez mais disruptivo e inovador.

Quer saber mais sobre nossos programas voltados para grandes empresas? Conheça a Bluefields Corporate!


Leave a Reply

Your email address will not be published.