O sucesso de um empreendedor depende de um conjunto de fatores, como conhecimento sobre gestão de negócios, disponibilidade de capital para investir e inteligência emocional.

Apesar de muita gente achar que esse último passa longe do universo empresarial, ele está presente a todo o instante. Isso porque o que move os empreendimentos são pessoas regidas pelas suas emoções, tanto positivas quanto negativas.

Quer saber mais sobre inteligência emocional nos negócios? Confira o post que preparamos sobre o assunto!

A importância da inteligência emocional

A inteligência emocional pode ser definida como a habilidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os daqueles que estão ao nosso redor, de nos abastecermos de motivação e de administrar bem as emoções dentro de nós e nos relacionamentos.

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, que difundia essa teoria, ter um QI alto não é sinônimo de felicidade. Nesse contexto, isso explica porque alguns indivíduos muito inteligentes não conseguem ser bem-sucedidos profissionalmente e atingir os seus objetivos de vida, enquanto outros com intelecto considerado normal ou mediano alcançam tudo que almejam.

Quanto mais conhecimento e domínio você tiver sobre os seus sentimentos, mais autocontrole e pensamento ao próximo terá, o que facilita a conquista das suas metas. O desenvolvimento dessas competências reflete em todos os âmbitos da vida das pessoas, ajudando-as na manutenção das relações pessoais/afetivas e profissionais.

Na área dos negócios, muitas vezes, você será o único responsável por comandar a atividade, tendo que estar devidamente preparado para lidar com situações que podem afetar o seu lado emocional, evitando sucumbir pelo estresse ou tomada de decisões erradas. Esse comportamento conta como um diferencial para se destacar em relação aos concorrentes.

Precisa melhorar as suas habilidades nesse aspecto? Confira, abaixo, como aprimorar a inteligência emocional para empreender com êxito!

As dicas para desenvolver a inteligência emocional nos negócios

1. Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é indispensável para melhorar a sua inteligência emocional. Afinal, somente a partir dele é possível verificar quais são as características do seu comportamento, como pontos fracos e fortes, e as habilidades a serem desenvolvidas. Mas como se conhecer mais? Isso pode ser feito a partir de um coach, um terapeuta e de um olhar mais atento para si mesmo.

Outra forma de conseguir isso é por meio de tarefas práticas, como convidar pessoas próximas e de sua confiança para apontarem as suas forças e fraquezas e questionar se elas lhe chamariam para ajudar na resolução de algum problema.

Se a resposta for positiva, possivelmente você tem talento para solucionar conflitos. Mas, se ela for negativa, esse retorno pode ser o seu ponto de partida para compreender como as pessoas o enxergam.

Além disso, também é recomendável fazer um inventário comportamental. Nesse caso, será necessário usar ferramentas que ajudam a diagnosticar a sua personalidade. Elas são muito úteis, haja vista que apontam questões como: você presta atenção nos detalhes? Gosta de trabalhar em conjunto? Sabe dar espaço para o outro? Costuma ser centralizador?

2. Trabalhe no que precisa ser melhorado

Uma vez identificado o que você tem de bom e o que deve ser mudado, é o momento de começar a trabalhar no que pode ser melhorado. Assuma um compromisso consigo mesmo de modificar o seu comportamento. Se você se irrita facilmente ao se deparar com um impasse, condiciona-se a ter mais autocontrole e, consequentemente, calma para agir na situação, por exemplo.

Crie o hábito de analisar as suas atitudes diariamente, estudando como você reagiu nos principais acontecimentos e em que isso resultou, bem como o que poderia ter sido mais eficiente se a sua postura fosse outra.

3. Valorize os seus pontos fortes

Os seus pontos fortes serão o seu diferencial, logo precisam ser valorizados. Ninguém consegue ser totalmente eficiente em tudo. Diante disso, saber quais são as suas facilidades o ajuda a descobrir quais funções você pode executar sem transferir a responsabilidade para terceiros.

Aplique os seus pontos fortes no seu negócio o máximo que puder, para que eles sejam aperfeiçoados cada vez mais. Assim, pode-se obter melhores resultados, visto que você terá facilidade para lidar com as circunstâncias do seu cotidiano.

4. Saiba delegar tarefas

Os empreendedores de sucesso sabem que ninguém faz tudo sozinho e contar com pessoas qualificadas é essencial para atingir os seus objetivos. Levando isso em consideração, é indicado cercar-se de profissionais que tenham as habilidades que faltam no seu perfil, de modo que lhe complementem na realização das atividades.

Dessa forma, você toma para si aquilo que consegue resolver de forma eficiente e delega para os seus colaboradores aquelas tarefas que não são do seu domínio. Assim, você economiza tempo, garante o sucesso do serviço e evita um possível estresse.

5. Desenvolva empatia

A empatia, que basicamente é colocar-se no lugar do outro, é indispensável para impedir diversos conflitos. Essa habilidade deve ser aplicada, principalmente, na gestão do seu negócio, na forma como se comunica e comanda a sua equipe de colaboradores.

É importante se posicionar como líder, mas sem deixar de adotar uma postura humanizada. Procure estabelecer o diálogo para resolver os problemas internos. Com isso você também pode entender melhor a sua equipe e obter as informações necessárias para melhorar a sua liderança e construir um ambiente de trabalho agradável para todos.

6. Peça um feedback do seu comportamento

Para assegurar que você está melhorando e continuar seguindo adiante com o seu processo de autoconhecimento, busque um feedback periódico do seu novo comportamento. Esse retorno contribui para que você possa entender como as pessoas estão vendo a sua mudança. Isso pode trazer motivação para reconhecer novos pontos que devem ser lapidados.

Nesse cenário, é preciso ter humildade para colocar-se no papel de ouvinte e avaliado. Faça isso com a ajuda dos seus amigos, profissionais especializados, colegas de trabalho e até mesmo dos colaboradores.

Quem não se conhece e não domina as próprias emoções tende a se desesperar, ficar desorientado e perdido sem saber que caminho seguir e como portar-se perante um impasse de gestão. A falta de controle emocional e comportamento impulsivo são alguns dos principais motivos que reduzem as oportunidades de sucesso de um empreendedor.

As qualidades técnicas são imprescindíveis, mas, quando acompanhadas da inteligência emocional, são capazes de potencializar as suas chances de obter os resultados esperados na sua jornada empreendedora.

Se você gostou deste post, siga as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos! Nós estamos no Facebook e LinkedIn!


Leave a Reply

Your email address will not be published.