Saiba como manter um bom relacionamento com clientes potenciais!
aceleradora

Quando os resultados obtidos em uma empresa não condizem com os esforços realizados, possivelmente, o seu problema está relacionado à taxa de conversão de leads. Isso significa que você não está conseguindo transformar os clientes potenciais em consumidores do seu serviço ou produto.

Para converter um número maior de leads, é essencial conhecer bem os seus possíveis compradores. Ao fazer isso, o empreendimento passa a entendê-los melhor, o que lhe permite ter embasamento para direcionar as campanhas de marketing e vendas corretamente. Assim, pode-se oferecer o produto certo para o cliente certo.

A obtenção das informações necessárias para tal só é viável a partir da manutenção de um bom relacionamento com o seu público-alvo. Quer saber como? Confira, abaixo, como se manter próximo dos clientes em potencial e aumentar as chances de vendas!

Faça um inventário dos clientes

Embora conheça bastante sobre os seus consumidores, você não consegue armazenar tantos detalhes sobre eles quanto um computador. Pensando nisso, é fundamental elaborar um inventário — documento que armazena de forma organizada todas as informações sobre os seus clientes.

Para isso, você pode adotar um sistema de gerenciamento dos clientes, que, em inglês, é chamado de Customer Relationship Management (CRM) e tem foco nos consumidores, possibilitando que a empresa perceba as suas necessidades e trabalhe para atendê-las.

Nesse caso, a abordagem para colher as informações dos clientes potenciais pode ser feita pelas áreas de atendimento, vendas e marketing. Para que as ações de CRM sejam colocadas em prática, normalmente, são utilizadas soluções tecnológicas que pertencem a dois grupos: os sistemas de interação e de aquisição do conhecimento.

Os sistemas de interação, como os call centers, força de vendas e frente de caixa (PDVs), são usados para entrar em contato com os clientes e aproveitar a oportunidade para levantar informações como gênero, profissão, classe social e intenções de compra.

Por sua vez, os sistemas de aquisição de conhecimento são empregados para analisar os dados colhidos nos canais citados anteriormente. Essas informações são processadas e organizadas em gráficos e relatórios para facilitar a tomada de decisões.

Estude o seu público consumidor em potencial

No seu inventário, o ideal é ir além dos dados básicos, como nome, número de telefone e endereço eletrônico dos clientes. Procure registrar fatos relevantes, como datas comemorativas para eles e os seus familiares, experiências compartilhadas sobre o seu serviço ou produto, preferências e hobby.

Com base no estudo das características do cliente potencial, você pode entrar em contato para oferecer o seu produto no momento mais oportuno ou personalizar o serviço de acordo com o perfil do público, tornando-o mais atraente e aumentando as chances de conversão de vendas.

Fique próximo

Assim como você, o seu cliente também é uma pessoa ocupada. Nesse contexto, é importante disponibilizar ferramentas que aproximem a empresa do público e o ajudem a solucionar os seus problemas e necessidades de forma prática.

Abasteça as suas redes sociais regularmente e interaja de forma direta eventualmente. Porém, é preciso tomar cuidado para que a sua postura no âmbito virtual seja trabalhada positivamente, evitando comportamentos que atrapalhem a imagem do empreendimento.

Ofereça conteúdo de qualidade e relevante

O Inbound Marketing, que consiste na produção de conteúdo para os seus canais na internet, como um blog, é indispensável para despertar e atrair a atenção dos clientes para a sua empresa. O material produzido deve ser relevante para os seus leitores.

Para que o conteúdo tenha mais possibilidades de conversão, é importante que ele seja bem escrito, solucione alguma necessidade inicial do consumidor e o estimule a fechar negócio. Segmente-o para que fale exclusivamente com o seu público, ou seja, com a sua persona.

Além disso, vale ressaltar que uma estratégia de conteúdo eficiente tem que ser moldada de acordo com o perfil específico da persona e planejada detalhadamente. Os resultados trazidos por ela precisam ser mensurados, para que a ação seja aperfeiçoada continuamente.

Com a identificação dos seus clientes potenciais, você pode reconhecer oportunidades de vendas e desenvolver métodos mais eficientes para concretizá-las. Dessa maneira, a sua empresa eleva a lucratividade.

Quer melhorar a sua comunicação nas plataformas digitais? Veja como as startups podem usar as redes sociais para alavancar o negócio!

Escreva um comentário

Share This