Que o mundo passou por uma grande transformação digital nos últimos anos, nós já sabemos. Mas agora, como se manter “vivo” nesse universo cheio de informações e novidades emergindo de todos os lados? É por isso, que saber como implementar uma cultura de inovação é imprescindível para sobreviver nesse novo mundo digital.

Hoje em dia, as empresas que mais se destacam dentro da nova economia são aquelas que conseguem implementar uma cultura de inovação. Isso porque com esse mindset abre-se espaço para que o negócio como um todo encontre soluções ousadas e inesperadas, consequentemente se diferenciando dos concorrentes.  

Você está no processo de implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa? Ou quem sabe esse mindset ainda precisa ser fomentado entre os colaboradores e lideranças? Então vem com a gente que esse artigo poderá te ajudar!

O que é a cultura da inovação?

Para começarmos a pensar em fazer essa transformação dentro do nosso negócio, é extremamente necessário entendermos, realmente, qual é a definição em torno deste conceito de cultura da inovação. 

É comum encontrarmos empreendedores confundindo inovação com novidade. E se você chegou até aqui e não quer cometer esse erro, já vamos deixar a dica: enquanto a novidade tem a ver com a invenção, o foco da inovação é a geração de resultados que atendam às necessidades e expectativas do seu negócio, envolvendo retorno financeiro. Pense que um processo de inovação bem-sucedido implica em um movimento contínuo em direção à uma nova forma de pensar negócios.

E claro que, para implementar a cultura da inovação e ela funcionar efetivamente dentro da empresa, é preciso que ela faça parte do DNA do negócio. Isso significa que isso deve ser um objetivo de todos os colaboradores.

Mas, será que vale a pena mudar antigos processos para inovar?

Sabemos que mudanças podem causar inseguranças e muitas vezes, até um certo desconforto, afinal, é preciso se desprender do que já é conhecido. Porém, é importante destacarmos que não há empresas, organizações ou instituições que consigam sobreviver ao longo dos anos sem uma cultura de inovação ou não implementando melhorias que agreguem valor para seus consumidores.

Mas, podemos afirmar que passar por essa transição traz um saldo muito positivo. Um estudo realizado com mais de 72 mil empresas, feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) nos mostra que apesar das empresas que se preocupam com a cultura de inovação representarem apenas 1,7% da amostra, elas são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria no Brasil, e por 13,2% do número de empregos gerados.

Além disso, se você desenvolver um foco inovador nos seus processos de negócio, vai garantir maior atratividade de clientes, dado que em um mundo onde a informação é amplamente disponível e a comparação entre concorrentes é facilmente realizada, empresas com cultura de inovar certamente se destacam. E claro que com todo esse ecossistema de inovação funcionando no seu negócio, você verá claramente como conseguirá usar de forma muito mais eficiente os recursos da sua empresa. 

Sabemos que isso é um grande desafio, mas os colaboradores de uma empresa com forte cultura de inovação estão sempre avaliando e revendo a sua forma de trabalhar e isso é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir efetividade dos negócios.

Por onde começar?

  1. Guie suas ações com intencionalidade

Promover iniciativas cujo objetivo final é chegar a um resultado inédito são mais do que bem-vindas para impulsionar uma cultura de inovação dentro do seu negócio. 

Workshops, com caráter mais de capacitação, e hackathons, cujo objetivo final é gerar um produto final ou MVP, são essenciais para que os times comecem a repensar processos e se habituem com a nova cultura. 

  1. Dê autonomia

A construção de uma gestão horizontal é um dos atributos que integra o processo de inovação.

Você sabe o que precisa ser feito e estabelece metas, então deixe as pessoas livres para encontrar a melhor maneira de entregar os resultados. Coloque-se como um facilitador e não como um fiscal. Seja aberto e acessível a novas ideias. Garanta que cada colaborador seja incentivado a compartilhar os seus insights e valorize o comportamento inovador.

  1. Defina um processo 

Com um processo claro e bem estabelecido para avaliar cada nova ideia, os funcionários se sentirão encorajados a fazer sugestões e recomendações se estiverem confiantes de que suas ideias serão realmente consideradas.

Quando implementamos uma cultura de inovação em nosso negócio apoiado por práticas de trabalho para incentivar a participação dos funcionários, a empresa alcança resultados muito melhores de crescimento, dado que consegue abraçar melhor as demandas dos clientes e se beneficiar com aumento da rentabilidade.

E o mais importante: você terá colaboradores altamente motivados e que serão dedicados à sua visão de negócios e inspirados a contribuir para o sucesso do seu negócio. 

  1. Dedique tempo à inovação

Sabemos que na correria do dia a dia e a alta demanda entre os times, dificulta o processo de separar um tempo para novas ideias. Mas esse “ócio criativo” é extremamente importante. 

É difícil produzir novos pensamentos e ideias quando seu time está sendo espremido por demandas. Por isso, garantir que seus colaboradores tenham tempo disponível para respirar e engajar-se em temas de seu interesse é um passo fundamental para a implementação de uma cultura de inovação eficaz.

Uma empresa que frequentemente aproveita a criatividade de seus funcionários para geração de produtos inovadores e pode ser um grande exemplo para nós é o Google. 

A empresa é conhecida por reservar na agenda dos colaboradores um percentual de tempo para que eles se engajem nas tarefas que quiserem dentro da organização.

Esse modelo ficou conhecido como 70/20/10 e é simples:

  • 70% do tempo dos funcionários é dedicado a projetos relacionados ao negócio principal da empresa;
  • 20% do tempo está alocado a pensar ideias de negócios que se relacionam com o core business direta ou indiretamente;
  • 10% do tempo é livre para ser usado em iniciativas que não precisam ter a ver com o negócio.

Priorizando as tarefas e segmentando o tempo de trabalho nessa dinâmica, o Google garante que seus colaboradores usem parte do tempo em ações que vão manter o negócio funcionando, tenham espaço na rotina para pensar em melhorias para o trabalho que já fazem – além de abrir oportunidades para descoberta de novos produtos e/ou modelos de negócios.

Por fim,

Entendemos que implementar uma cultura de inovação não é simples, mas é fundamental.  Uma cultura de inovação começa com a atitude organizacional de aceitar que o mundo realmente mudou.

Implementar essa cultura  pode parecer um desafio inatingível, mas com a ajuda de especialistas você conseguirá tornar esse caminho mais tranquilo e o processo cheio de aprendizados que irão agregar na evolução do seu negócio. 

Para isso, você também pode contar com os programas de inovação da Bluefields! A Blue oferece diversas soluções para grandes empresas entre elas você encontra o Biodigital Labs, nosso programa de Transformação Digital que conta com diversas empresas dos setores de agro, alimentação e saúde. Se você quer levar cultura de inovação para dentro da sua empresa, solicite um contato da Bluefields e fale com um dos nossos especialistas.


Leave a Reply

Your email address will not be published.