aceleradora de startupsPowered by Rock Convert

Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para empreender. Contudo, conquistar o seu espaço no mercado requer muito esforço. Nesse contexto, contar com uma mentoria para startups pode fazer toda a diferença para a expansão do seu negócio. Esse serviço é utilizado para acelerar uma empresa em desenvolvimento, e consiste em unir profissionais com conhecimentos específicos a uma startup que deseja se firmar no seu ramo de atuação.

Esse processo tem uma abordagem extremamente estratégica e que compreende as necessidades e possibilidades de mercado. Assim, a startup tem a possibilidade de se desenvolver e crescer a partir da transmissão de conhecimento e experiência do seu mentor.

Quer impulsionar o crescimento da sua startup? Então, continue a leitura deste artigo e confira quais são os benefícios da mentoria para esse tipo de negócio!

Ajuda na concretização da ideia

Geralmente, nos seus primeiros meses de existência, as startups têm muitas ideias e caminhos, mas encontram dificuldades para colocá-las em prática. Se essa situação não for modificada ao longo das suas atividades, a tendência é que o empreendimento se torne inviável e deixe de existir.

Para evitar esse problema, a mentoria age na modificação das ideias da startup, de modo que elas sejam mais produtivas e, acima de tudo, tenham mais chances de dar certo. Por isso, mais do que tirar uma ideia do papel, as medidas adotadas pelos mentores visam a concretização e viabilização do negócio, dando-lhe a forma mais apropriada para a atividade desenvolvida.

Auxilia na utilização dos recursos

Qualquer empreendimento deve dedicar atenção especial ao uso adequado dos seus recursos — e isso não significa cuidar somente do dinheiro. Ficar muito tempo trabalhando em uma ideia que não está impactando o público como deveria, demorar demais para fazer testes ou lançar novos produtos pode prejudicar o crescimento da startup.

Além de gerar uma enorme frustração, essa condição faz com que o processo tenha que ser recomeçado desde a etapa inicial. Ao ter uma mentoria à sua disposição, você diminui drasticamente as chances disso acontecer. Afinal, o serviço oferece informações e conhecimentos de mercado, permitindo que o empreendimento consiga alocar melhor os seus recursos, tendo como finalidade aumentar as suas possibilidades de sucesso.

Amplia a visão de negócios

Na ânsia de querer que o seu negócio se torne popular rapidamente, algumas startups focam apenas nos processos internos. Quando negligenciam as mudanças que ocorrem no seu nicho, elas estão sujeitas à perder a visibilidade ou até mesmo a sua relevância no segmento, podendo ser ultrapassadas por iniciantes mais competitivos.

Diante disso, os serviços prestados por uma mentoria expandem os horizontes do empreendimento, ampliando a sua visão para enxergar novas oportunidades, os desafios e as soluções — o que também contribui para transformar e concretizar a sua ideia.

Transfere seus conhecimentos de mercado

Os mentores são responsáveis por transferir os seus conhecimentos de mercado de maneira direta e sem ruídos. O empreendedor recebe informações completas e aperfeiçoadas, que só podem ser adquiridas com muitos anos de experiência e que se baseiam em erros e acertos — essa orientação aumenta inteligência da startup.

O repasse de conhecimentos impede a ocorrência de erros no meio do caminho e ainda cria um diferencial competitivo para o negócio, facilitando o seu destaque positivo. Nesse sentido, a mentoria é importante para ajudar a empresa a ter uma base de conhecimento estratégico — fator que a molda para desempenhar ações adequadas em busca do êxito.

Ampara na formação de networking

Além da sua ampla gama de conhecimentos, os mentores também têm uma grande rede de contatos, que pode ser disponibilizada para o empreendedor para a formação do seu networking. Assim, você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas que possam lhe ajudar no futuro.

A construção de um bom networking é essencial para buscar novos parceiros e investidores. Quem está iniciando a sua startup sabe que nem sempre é fácil ter acesso a nomes importantes que poderiam contribuir com a evolução do seu negócio, então, um dos benefícios da mentoria é aproximar o empreendedor de contatos relevantes para a sua atividade.

Oferece apoio financeiro

Um dos principais benefícios de contratar uma empresa especializada para orientar a sua startup é a otimização das finanças. Em primeiro lugar é feita a modelagem e validação da sua proposta de valor, depois amplia-se o acesso ao mercado, bem como o molde das suas finanças e o acesso ao capital.

Esses são considerados os pontos indispensáveis para validar a ideia do empreendimento e promover a sua escala no segmento de atuação. Entre os aprendizados estão o gerenciamento de capital e a previsão orçamentária para que o empreendedor trabalhe de acordo com os seus recursos.

Também há aceleradoras que fazem uma espécie de investimento semente para que a startup dê o seu pontapé inicial. O apoio também é dado a partir da disponibilização de serviços que teriam um custo mais alto fora do programa, como a consultoria especializada na área financeira e jurídica, e a assinatura de ferramentas online.

Melhora o ambiente corporativo

Saber liderar é imprescindível para alavancar um negócio. O trabalho desenvolvido pelos mentores fortalece a capacidade de liderança do executivo, uma vez que aplica técnicas que ajudam no aprimoramento das suas habilidades pessoais. Com isso, a mentoria aumenta a autoconfiança do líder ao falar sobre os seus projetos e suas ideias para outras pessoas, consolidando a relação dele com a sua equipe de colaboradores.

Por meio dessa orientação, o empreendedor pode se autoconhecer e redirecionar práticas inadequadas que, em muitos casos, são capazes de arruinar a administração da empresa. O mentor deixa um legado importantíssimo para o administrador, pois ele transforma a mente do executivo a ponto de fortificar o seu relacionamento com os funcionários, visto que ele aprende a confiar na sua equipe e a olhar sistematicamente para a startup.

O resultado disso é uma corporação mais atuante e forte no mercado, com uma imagem valorizada e reconhecida — não só pelo público-alvo, mas também pelos parceiros e investidores.

Como você pode perceber, a mentoria para startups é altamente benéfica para um negócio que está em fase de desenvolvimento, mas para aproveitar melhor as vantagens desse serviços e aumentar as suas chances de ser bem-sucedido, é preciso buscar uma empresa especializada em startups, que seja conceituada e experiente.

Quer saber mais sobre mentoria especializada para startup? Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por você!

Escreva um comentário

Share This