Plano de ação empresarial: o que é e como implantar?
aceleradora de startupsPowered by Rock Convert

Elaborar estratégias objetivas e claras é um fator essencial para que qualquer negócio seja bem-sucedido. Para que isso seja viável, é indispensável criar um plano de ação empresarial bem estruturado e que ajude o empreendedor a tomar decisões mais precisas, que neutralizem os riscos que podem prejudicar o sucesso da empresa.

O plano de ação empresarial consiste em uma espécie de manual a ser seguido pelo empreendimento, contendo um cronograma das suas atividades, que pode compreender desde as tarefas diárias até metas que devem ser alcançadas de médio a longo prazo, e de que maneira serão atingidas. O planejamento pode ser construído em uma planilha eletrônica ou em um papel.

A importância de contar com esse documento se dá, principalmente, para facilitar o processo de tomada de decisão. Afinal, ele oferece elementos que servem como um norte, ou seja, todas as ações executadas pelo negócio têm que estar embasadas no plano para que seja viável chegar à meta proposta. Para tanto, todos os colaboradores devem ser engajados nesse contexto.

Quer melhorar os resultados do seu empreendimento? Confira, abaixo, o que não pode faltar em um plano de ação e como implantá-lo!

O que incluir em um plano de ação empresarial?

Para que o plano de ação realmente surta efeitos positivos para a sua empresa, é necessário construí-lo com cautela e levando em consideração os seguintes passos:

Defina os objetivos

O ponto de partida para se planejar é determinar aonde você quer chegar, ou seja, quais são os seus objetivos — isso é fundamental para definir o restante e para saber se os resultados esperados foram alcançados quando o processo acabar. No papel de líder, você deve guiar as suas ações a partir dos objetivos corporativos.

Faça uma reunião e peça a colaboração da sua equipe para elaborar uma lista com os objetivos da empresa. Dessa forma, tanto o gestor quanto os seus funcionários saberão quais atitudes cotidianas devem ter para conquistar as metas corporativas, promovendo o engajamento do seu time.

Trace metas mensuráveis

Sabendo bem o que você quer, é o momento de criar metas mensuráveis. Portanto, pense em objetivos que possibilitem à sua equipe uma visualização transparente do que foi realizado. Assim, ela terá tempo para identificar e corrigir os problemas, permitindo o alcance dos resultados.

Se as metas não forem atingidas, você terá embasamento para cobrar e analisar o desempenho dos seus colaboradores.

Liste as atividades a serem executadas

Monte uma lista com todas as atividades a serem executadas para obter o atingimento dos seus objetivos. Além de listar as tarefas, designe quem será responsável por executá-las.

Há atividades que podem parecer mais dificultosas do que outras. Diante disso, é recomendado quebrar as tarefas maiores em partes menores, o que facilita a execução e gerenciamento das mesmas.

Identifique os riscos

Um bom plano de ação empresarial tem que se antecipar a possíveis problemas que venham a acontecer no decorrer do caminho. Portanto, analise cada tarefa listada e identifique possíveis riscos, como o atraso na finalização do serviço ou necessidade de valores fora do orçamento previsto.

Para cada risco identificado, o ideal é apontar uma segunda alternativa que pode ser seguida sem causar alteração no curso do planejamento inicial.

Crie um cronograma relevante

Sem definir prazos específicos, não é possível fazer um projeto de ação. Consequentemente, o trabalho ficará desorganizado. Por isso, as tarefas que têm processos bem definidos devem ser guiadas por prazos preestabelecidos.

Nessa etapa, consulte cada profissional para discutir o tempo de execução das atividades e, então, estipular o prazo adequado. Com isso, a equipe pode se planejar para realizar os seus compromissos, priorizando-os de acordo com a sua urgência e importância.

Isso dá ao gestor a oportunidade de acompanhar a produtividade dos seus funcionários, bem como facilitar a comunicação entre todos, haja vista que a equipe ficará sabendo quando uma etapa for finalizada.

Como aplicar o plano de ação empresarial na sua empresa?

Para colher bons resultados, é preciso tirar o plano de ação do papel e colocá-lo em prática com o máximo de eficiência. Veja como aplicá-lo corretamente:

Execução

Esse é o período em que todas as ações planejadas são efetuadas. Para cada uma delas, é necessário atribuir o valor de orçamento previamente calculado, assim como os demais recursos físicos e humanos.

O responsável pela tarefa deve verificar a execução de todas as atividades, pois é nessa fase que ficarão em evidência os eventuais desvios e erros que venham a prejudicar o andamento do seu plano.

Monitoramento

É dever do gestor da empresa acompanhar de perto a execução do plano de ação. Sendo assim, é importante desenvolver estratégias que ajudem a monitorar a evolução individual e geral das tarefas. Isso inclui checar o cronograma periodicamente para identificar o que já foi entregue, aquilo que está em andamento e o que está ou tem risco de atraso.

Ao se deparar com algum problema, coloque-o em uma lista e posteriormente estude quais são as suas causas. Feito isso, é possível desenvolver soluções apropriadas para resolvê-lo. Se houver necessidade, não hesite em fazer os ajustes certos em alguma etapa para que o projeto possa ser concluído com êxito.

Encerramento

A última etapa do plano de ação exige que você reveja o processo num todo, analisando os resultados alcançados em cada atividade. Transfira as informações para uma planilha que viabilize o acompanhamento adequado.

Também é indicado distribuir uma cópia para cada pessoa envolvida no desenvolvimento do projeto, informando os resultados das suas atividades e o desempenho geral da equipe. A partir disso, os seus colaboradores podem perceber quais pontos devem ser melhorados nas ações futuras.

A empresa pode usar os dados obtidos nesse processo para verificar em quais áreas estão os seus pontos fracos e fortes e trabalhar para corrigir o que está sendo ineficaz e ampliar aquilo que já dá certo.

Como você pode perceber, montar um plano de ação empresarial é imprescindível para aplicar uma boa gestão do negócio, de tempo, da equipe e dos seus recursos. Quando bem elaborados, os planos asseguram que todos os processos sejam realizados de maneira organizada, o que permite o atingimento das suas metas.

Quer saber mais sobre plano de ação para empresas? Entre em contato com a Bluefields e descubra o que podemos fazer por você!

Escreva um comentário

Share This