O grafeno é conhecido pelo seu potencial praticamente ilimitado (nível de filme sci-fi). Originado do grafite, este nanomaterial possui aplicações em diversas indústrias. Formado por átomos de carbono em formato hexagonal, apenas 10% da capacidade global deste material está de fato sendo produzida.

Esse sim é o material do futuro (leia nosso artigo sobre Biodigital para ficar por dentro destas e outras tendências)!

Vamos à lista de startups ao redor do mundo:

O grafeno é conhecido por sua constituição em “colméia” devido à estrutura hexagonal

Startups de Nanotech

1. Graphenest

Local: Portugal
Setor: Eletrônicos
Founder: Nuno Gomes

O Grafeno é um material altamente condutor. A Graphenest fabrica tintas condutoras que resultam em um produto mais econômico e eficaz do que as placas de cobre em eletrônicos. Além de ser um material excelente para superfícies rígidas e flexíveis, é leve e atenua frequências (de rádio a microondas).

Mapa Top 4 Startups Impactando a Nanoengenharia // Startup Insights

2. Crayonano

Local: Noruega
Setor: Iluminação
Founder: Prof. Dr. Helge Weman

A Crayonano desenvolve lâmpadas de LED cuja tecnologia se concentra em aplicações de desinfecção de água, purificação de ar, processamento de alimentos e ciências biológicas. Suas lâmpadas de LED de grafeno apresentam mais luminosidade, dissipam menos calor e reduzem o consumo de energia.

https://youtu.be/6SgfLM64mvA

3. NanoXplore

Local: Canadá
Setor: Engenharia
Founder: Dr. Soroush Nazarpour, Ph.D.

O foco inicial da NanoXplore era fornecer serviços de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) para tecnologias baseadas em carbono. Em 2013, registraram uma patente para a produção de grafeno e em 2014 escalaram sua produção e adicionaram 3 patentes. A NanoXplore abriu uma subsidiária na Alemanha de polímeros aprimorados com grafeno para plásticos de engenharia.

4. Directa Plus

Local: Itália
Setor: Diversos
Founder: Giulio Cesareo

A Directa Plus fabrica produtos naturais, sem agentes químicos e sustentáveis à base de grafeno. Suas aplicações incluem tecidos inteligentes, pneus, materiais compostos e soluções ambientais (inclusive possuem máscaras anti-virais que protegem do COVID-19 e SARS-COV-2). Esta startup têm um processo de tecnologia patenteado e um modelo de fabricação escalável e portátil. Foi identificada como uma das 10 melhores PMEs de tecnologia limpa na Itália, recebeu o prêmio de inovação Expobici 2015 e certificação Graphene Plus do governo italiano por ser um material absorvente em derramamentos de óleo.

5. Log9Materials

Local: Índia 
Setor: Baterias e Eletrônicos
Founder: Akshay V. Singhal e Kartik Hajela

A Log9Materials realiza pedidos de sintetização de materiais de grafeno personalizados. A startup indiana foca em tecnologias de eficiência energética como LEDs, telas dobráveis e sistemas de purificação de água de grafeno. Inclusive desenvolveram um filtro de cigarro ‘sem fumaça’ que afirmam reduzir 90% o risco de câncer.

6. Graphene Services

Local: Singapura
Setor: Saúde e Financeiro
Founder: Santosh Katti

Fundada em 2014, esta empresa de Inteligência Artificial possui foco em Saúde e Bancos. A Graphene Services usa pesquisa de mercado habilitada para AI para fornecer insights imparciais de forma mais rápida e barata. Construído por especialistas em Farmácia e Saúde, a MAVIS (Inteligência Artificial desenvolvida) dá suporte a 5 das 10 maiores empresas farmacêuticas globais e ainda possuem escritórios na Índia, Cingapura e Estados Unidos. A Mavis fornece insights acionáveis ​​que ajudam as empresas a enfrentarem os desafios da indústria farmacêutica e da saúde (diagnóstico, tratamento e infraestrutura), assim como em outros setores.

Grafeno e Nanotech na Bluefields

Uma das verticais da Bluefields para este ano é a de nanotecnologia. Estamos em busca de impulsionar o ecossistema nacional de grafeno em prol da sociedade em que vivemos. Porque apesar de sermos um dos maiores fornecedores de grafite o ecossistema de brasileiro de grafeno ainda deixa a desejar.

Possui uma startup de nanotech? Se inscreva em um de nossos programas no nosso site oficial!

Não esqueça de comentar o que achou do conteúdo aqui em baixo!


Fontes

https://www.startus-insights.com/innovators-guide/4-top-graphene-startups-impacting-nanoengineering/

https://tracxn.com/d/trending-themes/Startups-in-Graphene


Leave a Reply

Your email address will not be published.