Ao invés de te darmos dicas mágicas e coloridas em poucos passos, o artigo de hoje é um guia de erros comuns que empreendedores cometem. E aí, você é um deles, quer saber como quebrar seu negócio? Leia este post por sua conta e risco e descubra o que não deve fazer! Atenção: este texto possui ironia.

1. Oxe, mas Plano de Negócio não é só para mostrar pro investidor?

Aumentar riscos e incertezas através de falta de planejamento e estratégia, é quebrar seu negócio na certa. O Plano de Negócios é um documento muito similar a um mapa no Waze, ele guia o seu negócio para um destino final. Mapa, que muitas vezes tem a rota recalculada e por isso precisa ser constantemente atualizado!

Por meio deste documento é possível entender melhor os detalhes do seu negócio, a sua missão, estratégia de marketing, e como de fato vai ser operada a sua ideia (uma vez que abrange desde seu propósito a projeções financeiras). 

Pesquisas do SEBRAE apontam que 60% dos negócios fecham por falta de um planejamento definido. Nunca olhar para o Plano de Negócio traça uma rota na sua jornada empreendedora, uma rota nebulosa, repleta de confusão e conflito de prioridades, sem visão clara de onde o seu negócio está indo de fato. E quem sabe, ao não planejar bem, você está contribuindo com a porcentagem aqui em cima. 

2. Pensar no cliente? Só quando a empresa for maior e tivermos mais estrutura

Os negócios mais fortes e relevantes têm seus esforços focados no cliente. Desde o início seus interesses estão em conhecer melhor o público, saber quem é persona e ser a resposta para as dores dos consumidores. Customer Development é uma das chaves para um negócio bem sucedido.

Mas já que sucesso NÃO é o que queremos, precisamos completamente ignorar as dores e desejos do nosso público-alvo, ignorar feedbacks, e em hipótese alguma devemos investir no nosso Cliente Ideal. Continue agradando a todos, o que importa é ter uma caixa cheia de leads, qualificados ou não. Se esse é o seu desejo, venda para quem quiser. Quem sabe jogando a rede ao mar, você consiga capturar algum peixe!

3. Seu negócio é único no mundo e vai durar para sempre

O sonho de muitos empreendedores inexperientes é viver aquele momento “EUREKA”. Insight onde se inventa algo completamente novo que ninguém nunca pensou antes. Aquela grande ideia mirabolante que vai perdurar por gerações. A questão é que o mundo está em constante mudança, e para manter-se vivo no mundo dos negócios é necessário constante aprendizado e não depender de um momento no qual parece que inventou a roda, mas nada mudou de fato.

E aí vai uma chave importante: se reinventar, estudar as novidades do mercado, sua concorrência, o que eles fazem, tudo isso é nulo quando se quer que tudo vá mal. Ideias novas e criativas são perda de tempo e energia. Escolha acreditar que no meio de bilhões de mentes, não tem ninguém que faz o que faz. Pode relaxar, ninguém poderia fazer melhor. O jeito que você faz as coisas hoje funciona, e se algum dia alguma coisa mudar, basta copiar a proposta que parecer melhor. Afinal, copiar é errado, mas se não fizer igual igualzinho, tudo bem né…

4. Mentoria é para os fracos

Mentorias podem ajudar empreendedores a terem uma visão mais clara do modelo de negócios, a se antenarem no que tem de novo no mercado, e a desenvolverem melhor suas habilidades. Mas para quê tudo isso se você tem você mesmo, não é verdade?

Diferentemente do senso comum, receber mentoria não é uma pílula mágica, e sim, um golpe no ego ao te fazer reconhecer que precisa da ajuda e da “bagagem” de outros profissionais. Para dar quebrar o seu negócio você precisa ignorar todas as ideias propostas e entender que não precisa de ninguém, você consegue fazer isso sozinho. Nesse caso é melhor acreditar que mentoria é perda de tempo e toda a experiência e sucesso do mentor não poderá colaborar em nada. 

5. Deixa a vida te levar e não ligue para um bom gerenciamento do seu tempo

De acordo com o SEBRAE existem mais de 27 milhões de empreendedores no país,  34% deles são mulheres e cerca de 60% começaram seus negócios por oportunidade, ou seja, não estavam desempregados quando começaram a empreender. Estudando essas estatísticas, entendemos que a maioria dos empreendedores não exercem atividades apenas dentro de suas empresas, mas precisam dividir sua atenção com o emprego formal, família e vida pessoal. Procuram então, gerir bem suas atividades e tempo para que consigam fazer tudo com excelência. 

Sabendo disso, a primeira coisa que você precisa fazer, é dizer sim para TODAS as oportunidades. Afinal, um empreendedor precisa parecer produtivo fazendo de tudo. Aproveite as suas noites para virar a madrugada e desconsidere seu momento de descanso. Nunca planeje sua semana nem seus dias. Deixe tudo fluir naturalmente para que você consiga quebrar seu negócio com êxito. 

6. Meu negócio, meu dinheiro

Essa última dica é curta e simples! Concluímos até aqui que para ter um negócio de sucesso é necessário ser um bom gestor. Segundo estatísticas do IBGE (2013, 2014), em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos de vida. As causas são variadas, mas uma delas é a falta de expertise em finanças. Isso inclui o desinteresse por aprender mais do assunto, a falta de sabedoria ao gerir seus investimentos e controlar os gastos.

Sabendo disso, siga o passo a passo de como participar dessa estatística tentadora: 

  • Mescle suas Finanças com as do seu Negócio: Seu dinheiro ou o dinheiro da empresa, tanto faz, é tudo a mesma coisa!
  • Esqueça o Controle do Fluxo de Caixa
  • Confunda Gastos com Despesas e Perca Totalmente o Equilíbrio
  • Despesa Variável é a Despesa que Varia Todo Mês, Despesa Fixa é que Não Muda: Na verdade as despesas variáveis são em relação ao produto e podem mudar de uma empresa para outra. Exemplo: uma empresa de software pode ter luz como variável e um restaurante pode ter luz como fixa.

Este foi o artigo de hoje, esperamos que tenha aprendido como quebrar sua empresa de maneira rápida e prática! Para mais dicas assista nossa playlist no Youtube!


Leave a Reply

Your email address will not be published.