O número de startups está crescendo no Brasil e uma das melhores formas de se diferenciar no mercado é entregar seu serviço de uma maneira inovadora. 

Mas, como fazer isso? 

Quando recebemos uma encomenda em casa que pedimos pela internet só vemos a parte final da entrega da empresa que compramos. Mas esse é apenas um dos processos que foram feitos. Por trás dessa encomenda existe uma sequência de etapas para garantir que o serviço seja entregue da melhor maneira para o consumidor final. 

Todo esse planejamento de criar, entregar e capturar valor com o serviço ou produto é chamado de modelo de negócios. 

Como construir um modelo de negócios 

O primeiro passo é tentar visualizar a estrutura de produção e entrega do seu serviço de maneira ampla. Para te ajudar nessa missão existe o Business Model Canvas, desenvolvido por Alex Osterwalder, uma ferramenta que permite observar e estruturar todos os pontos-chave da organização.

Link da imagem: 

https://abstartups.com.br/wp-content/uploads/2019/01/business-model-canvas.png

 

Alex Alex Osterwalder acredita que existem 9 componentes fundamentais em um negócio, sendo eles: 

Segmento de clientes. Aqui, você deve saber para quem é o seu público. Após isso, você poderá criar estratégias para melhorar sua comunicação com o consumidor e otimizar sua aquisição de clientes. Defina sua persona para tudo fluir melhor. 

Proposta de valor. O que você quer entregar para o seu cliente? Qual o valor? Essa é uma das etapas mais importantes na criação de um modelo de negócios. 

Canais de distribuição. É a forma que o seu serviço chega ao cliente. O principal objetivo desses canais é que as mercadorias estejam disponíveis para o consumidor final o mais rápido possível nos pontos de venda.

Relacionamento. É a estratégia de relacionamento com o seu cliente que vai fazer o seu produto ser recomendado, consumido e até mesmo defendido pelos clientes mais fiéis. 

Recursos-chave. São os recursos fundamentais e essenciais para o desenvolvimento ou produção do que você quer entregar para o consumidor final. 

Atividades-chave. Aqui entram todas as atividades que você precisa realizar para manter o funcionamento do seu negócio. 

Parcerias-chave. São as empresas ou pessoas que você precisa para poder desenvolver e entregar o seu produto ou serviço. 

Custos. Vai englobar tudo aquilo que exige esforço financeiro e que é necessário para o funcionamento da estrutura da empresa. 

Receita. Como você monetiza o seu negócio? Existem diversos modelos de receita que você pode implementar e a maneira como são implementados pode mudar todo o modelo de negócio. 

Ficou em dúvida sobre como começar a preencher o quadro Business Model Canva? Uma dica é começar pela proposta de valor, pois é ao redor dela que tudo irá girar. Mas não se preocupe, não existe certo ou errado. 

Após preencher o modelo, você terá uma visão mais ampla e entenderá as peças que não estão se encaixando. O importante é retornar, avaliar e atualizar o quadro sempre que necessário. 

 

6 modelos de negócio para se inspirar 

Assinatura: Neste formato, você cobra uma mensalidade ou anuidade pela entrega constante de um produto ou serviço. Para atrair novas assinaturas e manter as já conquistadas, as empresas buscam melhorar os seus serviços constantemente, lançando diversas atualizações, como a Netflix e Disney Plus.

Freemium: Essa é uma atualização do tradicional modelo de assinatura. Porém, ele une ofertas de serviços gratuitos com a opção de pagamento pelo serviço completo. Esse modelo de negócios oferta parte de seus serviços de forma gratuita, para atrair novos públicos e depois propõem um serviço mais completo com preços acessíveis por um determinado período, como plano família ou para universitários. O Spotify e o Amazon Prime são exemplos.

B2B: O Business to Business é o nome usado por empresas que negociam produtos e serviços com outras empresas, e não para um consumidor pessoa física. 

Marketplace: Esse modelo inclui grandes varejistas, como o Mercado Livre e as Lojas Americanas. Nele, lojas menores alugam um espaço dentro de uma grande loja para vender seus produtos. Em troca, o pequeno empreendedor paga uma porcentagem ou um valor fixo de seus lucros para o marketplace.

Franquia: A rede franqueadora atribui para uma outra pessoa uma parcecla de seu negócio para que ela possa ser replicada seguindo um modelo estabelecido pela rede. Exemplo: Boticário, CCAA, Mc Donalds.

SaaS: É um modelo de negócios em que as organizações desenvolvem um sistema para seus clientes e distribuem como serviço por meio da internet, gerando receita recorrente.  Empresas que fazem isso: Salesforce, Conta Azul, Netsuite.

Agora que você já sabe o que é um modelo de negócios, como construir o seu e viu alguns tipos, você está preparado para idealizar o seu próprio modelo. 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente!


Leave a Reply

Your email address will not be published.