No início de uma startup, uma das principais dificuldades é a limitação financeira. Por isso, a maioria dos negócios ainda não tem o seu próprio espaço físico para realizar suas atividades. Para quem se encontra nessa situação, uma das melhores soluções é utilizar os escritórios de coworking, que nada mais são do que ambientes de uso coletivo alugados para a prestação de serviços ou para ocasiões específicas, como reuniões com investidores.

O serviço de coworking é disponibilizado em diferentes opções: o empreendedor pode alugar uma única sala para desenvolver o seu trabalho e receber clientes, ou um espaço maior para instalar a sua equipe. A contratação é feita pela aquisição de pacotes por períodos específicos ou por uma diária, de acordo com a necessidade do contratante.

Esse recurso é mais indicado para os negócios que estão em fase inicial de desenvolvimento e que necessitam de um endereço físico para atender clientes, fornecedores, parceiros e investidores — o que lhe transmite uma imagem mais profissional e mais credibilidade.

Está começando a sua startup e precisa de um ambiente de trabalho? Confira, abaixo, quais são as vantagens de recorrer ao coworking!

Ajuda a consolidar a sua imagem no mercado

Para quem está ingressando no mercado, é muito importante transmitir seriedade e credibilidade para as pessoas que estão relacionadas ao seu negócio. Um empreendedor pode não parecer muito profissional se receber um possível investidor em casa, por exemplo.

Em geral, dispor de um endereço físico para começar e um ambiente apropriado para realizar reuniões adiciona profissionalismo à sua imagem. Desse modo, você pode conquistar alguns pontos a favor da confiança da sua equipe, caminhando rumo às suas metas.

Tem rápida instalação

Ao adquirir ou alugar um espaço físico para iniciar a sua empresa, normalmente é preciso fazer as adaptações e reformas exigidas para instalar o negócio. Esse processo pode atrasar a sua inserção no mercado, uma vez que é necessário aguardar a finalização desses procedimentos.

A contratação de um coworking dispensa a necessidade de qualquer espera. Afinal, basta contratar o serviço para usufruir do espaço para alocar a sua equipe ou realizar aquela reunião importante com um parceiro do seu interesse.

Reduz os gastos iniciais

Empreender implica em fazer um investimento inicial considerável, principalmente quando é preciso abrir uma sede. Os custos com alocação, contratação de serviços, mobília, registro de Pessoa Jurídica, entre outros, são alguns fatores que podem desencorajar a abertura ou a manutenção de uma startup.

Nesse contexto, reduzir as despesas em relação ao seu local de trabalho é um alívio para o orçamento apertado dos negócios que estão iniciando. Nos espaços de coworking, há a possibilidade de pagar por períodos de tempo de uso, como diárias, por semana ou por mês, o que ajuda o empreendedor a manter o seu controle financeiro.

Fortalece o seu networking

Em um ambiente de coworking, você tem a oportunidade de conviver com empreendedores de diferentes áreas. Esse cenário oportuniza o compartilhamento de ideias e contatos profissionais, fortalecendo o networking. Como muito provavelmente o local abriga empreendedores que estão arriscando e apostando todas as fichas na sua ideia, é provável que o empreendedor estabeleça parcerias de negócios.

Além disso, também há contato com profissionais das áreas de Direito, Marketing, TI, Jornalismo e Design, que podem prestar serviços esporadicamente como freelancer.

O coworking oferece toda a infraestrutura que uma startup precisa para sair do papel e iniciar as suas atividades, ocupando um papel estratégico crucial para o seu crescimento nessa etapa e contribuindo para alavancar o seu negócio.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, no Instagram, no Google+, no LinkedIn e no YouTube.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.