Já pensou em ter pessoas dispostas a ajudar com tudo o que sua startup precisa para crescer rápido? Isso existe, são as aceleradoras de startups! 

As aceleradoras de startups surgiram para auxiliar os empreendedores a construírem e consolidarem suas startups para que elas consigam se manter no mercado e lucrar. 

É fato que, no início de um empreendimento, o crescimento é árduo e custoso, com grandes desafios, incertezas e despesas. Além disso, a quantidade de informações é gigante eo empreendedor iniciante acaba se perdendo, pois não tem habilidade suficiente para dominar tantos assuntos. 

Segundo o relatório Inside Venture Capital as startups brasileiras já somam US$ 8,01 bilhões de investimento angariados em 2021. O volume supera em 120% o total de 2020, quando as startups receberam US$ 3,65 bilhões. Foram 614 rodadas no ano, a maior parte para empresas de finanças, varejo e saúde.

aceleradoras de startups
aceleradoras de startups

Gráfico retirado do site Fintechs Brasil :

https://fintechsbrasil.com.br/2021/11/03/startups-brasileiras-receberam-mais-de-us-8-bi-em-investimentos-neste-ano-fintechs-lideram-com-us-32-bi/ )

Portanto, se você está desanimado porque não tem o dinheiro necessário para montar um negócio — mas tem uma grande ideia em mente — seu sonho pode estar próximo de virar realidade. 

Gostou de saber disso? Então, continue com a gente, pois pensando nesse aspecto é que vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre as aceleradoras e quais os benefícios que elas trazem. Acompanhe!

Qual a diferença entre Aceleradora e Incubadora?
 

Por mais estranho que pareça, muitas pessoas ainda confundem aceleradoras com incubadoras — e isso é algo que, de antemão, já deve ser eliminado de seu pensamento. Apesar de terem semelhanças, suas características se diferem bastante no final. 

As aceleradoras de startups podem ser definidas como organizações que ajudam o empreendedor a desenvolver seu negócio muito mais rápido do que se estivesse sozinho. Daí vem a origem do nome, pois um programa de aceleração faz a startup crescer mais rápido e do jeito certo. 

Essas organizações possuem ótimas redes, fazendo conexões com empreendedores, investidores, mentores e pesquisadores. Além disso, há uma estruturação metodológica que leva a um desenvolvimento rápido e eficaz, com acesso a uma grande rede de networking e diversos contatos importantes. Todo esse processo ajudará a consolidar e alocar ideias em um mercado promissor. 

Tanto uma quanto a outra são organizações desenvolvidas no intuito de ajudar pessoas no início de seu negócio, ou seja, nos fundamentos e alicerces. Os alvos são empreendimentos inovadores e com potencial de rápida evolução. 

Uma das grandes diferenças entre elas reside no tipo de programa. Enquanto muitas vezes a incubadora tem um fluxo mais contínuo, a aceleradora trabalha por ‘batch’, ou seja, por turmas de empreendedores e, geralmente, com programas de até no máximo 12 meses. Na Bluefields, por exemplo, os programas são de 2 a 5 meses. 

Esse perfil da aceleradora é uma distinção que permite a ela ter um portfólio de serviços mais direcionados à produção de resultados rápidos em relação ao empreendimento. Em pesquisas recentes da GALI – Global Accelerators Learning Initiative, negócios que passam por programas de aceleração possuem mais chances de conseguir investimentos e possuem receitas maiores do que negócios que não passaram por nenhum programa. 

Uma outra diferença é que geralmente as incubadoras proporcionam espaços físicos e infraestrutura, e a aceleradora oferta metodologias e ferramentas práticas, assim como mentores e profissionais altamente qualificados, auxiliando na expansão da rede de relacionamentos do empreendedor. 

Além disso, uma incubadora tem a missão de transformar ciência em um potencial negócio. Já a aceleradora foca em validar e acelerar ideias que já miram na solução de problemas específicos de um determinado público.

No entanto, na realidade brasileira, um mesmo negócio pode, por exemplo, ter o escritório em uma incubadora e estar em um programa de uma aceleradora. Não existe uma regra muito bem definida entre estágios de maturidade, o que às vezes também acaba confundindo quem não vive nessa realidade. 

Como é o processo para acelerar uma startup 

Cada aceleradora tem seus próprios critérios de seleção para o seu programa de aceleração e, para isso, fazem chamadas públicas ou editais com os requisitos para participar das análises.

O processo se dá em 3 etapas principais, sendo elas:

Validação da ideia

A validação é quando comprovamos que uma hipótese é verdadeira. Para isso, você deve elencar as principais características e dores do seu cliente ideal por meio de uma pesquisa minuciosa.

Entender as dores do seu cliente é muito importante, pois é por meio delas que você conseguirá enxergar como a sua ideia pode ser transformadora na vida dele.

Funcionalidades do produto

Após entender as dores da sua persona, é necessário verificar quais são as funcionalidades do seu produto que serão capazes de causar uma transformação e impactar a vida do seu cliente. Essa será a sua proposta de valor

Hora de apresentar a sua transformação!

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o investidor precisa ver a sua obstinação em solucionar problemas que tornem a vida das pessoas melhor. Ele não busca apenas oportunidades de investimento, mas também paixão pela ideia.

A sua capacidade de fazer acontecer é um requisito importante na hora de avaliar sua startup.

Metodologias para acelerar seu negócio

Business Model Canvas. Essa é uma das ferramentas mais usadas no planejamento de negócios inovadores por startups e empresas estabelecidas. Ela ajuda a criar uma representação visual do seu modelo de negócios e sobre como entregar valor ao cliente. Ao aplicar esse modelo, você responderá a perguntas fundamentais sobre o seu negócio, como o que fazer, qual a proposta de valor, público-alvo, entre outros.

Lean Startup. É um conceito que envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos unindo ideias de marketing, tecnologia e gestão. 

Customer Development. É um processo que busca encontrar o alinhamento entre produto e mercado, tendo como principal característica conversar com o usuário ou cliente (customer). O processo é realizado em quatro ciclos: Customer Discovery, Customer Validation, Customer Creation e Company Building.

Design Thinking. Essa metodologia envolve um conjunto de técnicas e ferramentas que estão organizadas dentro de um processo baseado em empatia para orientar a pensar e criar soluções com base em necessidades, desejos, problemas e anseios dos clientes. Isso deve ser feito por meio de uma série de pesquisas, geração de ideias, protótipos e testes.

Growth Hacking. Trata-se de uma forma de adotar estratégias visando ao crescimento significativo e acelerado do negócio, além de envolver a realização de experimentos. As equipes elaboram hipóteses, verificam sua validade, fazem testes e, assim, descobrem brechas ou oportunidades que façam o negócio crescer de forma mais inteligente.

Pleiteando o investimento 

Algumas aceleradoras investem diretamente nos negócios selecionados, outras se responsabilizam por fazer boas conexões com fundos e parceiros, como é o caso da Bluefields que não cobra participação dos negócios validados e acelerados pelos seus programas. 

Naturalmente, esse apoio é mais facilmente conquistado por empresas inovadoras com um modelo de negócios lucrativo e escalável. 

Na Bluefields, o foco é transformar vidas por meio do empreendedorismo e, para isso, contamos com programas de aceleração, como o Biodigital que engloba as áreas de saúde, alimentos e agronegócios. Portanto, com a equipe certa na direção certa o sucesso será só questão de tempo. 

E, finalmente, Sparks! 

A Bluefields está oferecendo aos empreendedores a oportunidade de criar e validar sua startup em 72 dias através do Sparks.

O Sparks é um programa de validação e estará realizando sua oitava edição em Maio de 2022, ajudando mais uma vez os futuros empreendedores a darem um pontapé inicial em seu negócio e a viabilizar suas ideias. 

O programa é bastante recomendado para quem está começando agora o negócio e quer estruturar até estar preparado para conseguir investimentos. 

O jeito Bluefields de acelerar é fruto da experiência com cerca de 500 empreendedores. Sabemos o que de fato funciona e é importante para cada fase da startup, junto com nossos mentores e investidores. 

Agora que você já sabe um pouco sobre esse nicho que aquece cada dia mais o mercado brasileiro, é hora de começar a pensar em algo que possa revolucionar nossa sociedade e fazer história no mundo.

Achou interessante conhecer mais sobre uma aceleradora de startups, mas ainda tem dúvidas ou questionamentos sobre o assunto? Não perca tempo: entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!


Leave a Reply

Your email address will not be published.