De nada adianta uma startup oferecer um produto inovador mas não ter à sua disposição uma equipe capaz de entregar bons resultados. Por isso, um dos princípios básicos da gestão de negócios é proporcionar um ambiente de trabalho agradável e estimulante para todos os colaboradores.

Estabelecer medidas que assegurem o bem-estar físico e mental dos funcionários é essencial para viabilizar a qualidade de vida na empresa — fator de suma importância para mantê-los satisfeitos e, consequentemente, comprometidos em elevar a produtividade, atingir as metas e os objetivos propostos.

Quer melhorar o clima organizacional do seu empreendimento? Então continue a leitura deste post e confira como construir um ambiente de trabalho estimulante!

Invista em capacitação

Junto aos clientes, os colaboradores são considerados os ativos mais relevantes de qualquer empresa. Sendo assim, é imprescindível aplicar uma gestão capaz de deixá-los contentes e produzindo de acordo com o esperado para conquistar os seus objetivos. Para que isso seja viável, é necessário fornecer capacitação contínua, uma vez que a instrução dos funcionários é determinante para aumentar a produtividade interna.

Instruir significa mais do que o aprimoramento de processos administrativos, operacionais e de qualidades pessoais: está diretamente relacionado à confiança que a organização deposita na sua equipe, e a incentiva a melhorar cada vez mais, dando-lhe o suporte exigido para tal.

Erroneamente, há gestores que preferem demitir e contratar outros profissionais a ter que capacitar aqueles que já estão no seu quadro de pessoal. Além de ser uma prática dispendiosa, também pode causar mal-estar no ambiente de trabalho, prejudicando os colaboradores remanescentes.

Mostre-se disposto a dar e receber feedback

O feedback é uma ótima ferramenta para valorizar a sua equipe, guiar o rumo das tarefas delegadas, verificar se a atividade foi compreendida, esclarecer possíveis dúvidas e obter êxito em cada projeto desenvolvido.

No entanto, delegar tarefas não quer dizer transferir responsabilidades. Sendo assim, é preciso adotar um processo de comunicação que possibilite a troca de feedbacks, experiências e conhecimentos. Portanto, mostre-se disposto e disponível para ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre o andamento das atividades.

Reúna-se periodicamente com a sua equipe para elogiar o que foi bom e apontar o que deve ser melhorado. Essa é uma oportunidade valiosa tanto para o aprendizado do gestor quanto dos colabores.

Seja um líder inspirador

Um líder inspirador é o principal responsável por propiciar um ambiente agradável para se trabalhar, tendo como característica caminhar lado a lado com os seus funcionários. Antes de qualquer coisa, para inspirar, você deve ser considerado referência, mostrando postura, confiança e coerência.

No dia a dia, respeite e valorize os talentos da sua equipe, incentive o desenvolvimento das suas habilidades, reconheça os bons resultados obtidos, repasse conhecimentos, seja flexível e justo, dê a oportunidade de crescimento e tenha uma conduta resiliente diante dos obstáculos, encorajando o seu grupo a vencer as adversidades.

Peça sugestões para melhorar a convivência no ambiente de trabalho

Os melhores gestores de startup são flexíveis, adaptáveis e estão sempre sintonizados com o seu ambiente, além de buscarem constantemente novas oportunidades. Nesse contexto, ser um bom ouvinte é crucial para harmonizar o clima organizacional.

A rigidez é tida como inimiga do progresso. Não tenha medo de pedir sugestões de itens e práticas para melhorar a convivência na companhia. Nada melhor do que ouvir da boca dos seus próprios colaboradores o que eles precisam para otimizar o seu desempenho — nenhuma sugestão deve ser menosprezada.

Liderar uma equipe é um grande desafio, mas adotar métodos que garantam um ambiente de trabalho bom para todos torna essa missão mais fácil, além de contribuir para o sucesso da sua startup.

Quer impulsionar o seu negócio? Então, saiba o que é a cogestão e como ela pode alavancar uma startup!


Leave a Reply

Your email address will not be published.