Inovadoras, tecnológicas e com novas soluções para o mercado, as startups estão crescendo cada vez mais no Brasil. O país já soma 4.500 empresas jovens, de acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Porém, dificuldades com capacitação de profissionais e planejamento são alguns dos desafios das startups brasileiras no cenário atual.

Por um lado, essas empresas têm apresentado excelentes resultados. Uma pesquisa do Sebrae indica que elas movimentaram R$ 784 milhões em 2015, mesmo diante da crise econômica e política que afetou o país.

Só que, por outro, o ecossistema enfrenta dificuldades para capacitar os empreendedores e criar um ambiente propício para investidores. E as soluções que podem ser implementadas são diversas.

Quer saber quais são os principais desafios das startups e as formas de enfrentá-los? Vamos explicar para você agora! Acompanhe com a gente e boa leitura!

Quais são os desafios em cada fase do negócio?

Existe uma série de dificuldades que as startups vão enfrentar ao longo de seu desenvolvimento. Na fase inicial, a primeira delas é estabelecer qual é a ideia e o projeto. Também pode ser difícil encontrar investidores que queiram apostar em um negócio de alto risco.

Além do estágio inicial, outras etapas devem ser superadas, como a gestão de pessoas, as finanças, a expansão e o crescimento.

Busca por profissionais e gestão de pessoas

Uma das características de uma startup é o espírito inovador, já que esse modelo de negócio busca ser diferente das empresas tradicionais. E inovação é uma qualidade que envolve todos os que trabalham no projeto. Por isso, é preciso estar atento aos profissionais contratados, a fim de mantê-los motivados e em constante processo de aprendizado.

Gestão de finanças

Muitas startups quebram por falta de investimento ou de controle das finanças. Uma pesquisa feita pelo Sebrae mostrou que 25% das empresas deixam de funcionar por causa de problemas financeiros e de capital de giro. Por esse motivo, é fundamental saber de quanto o projeto precisa para começar a funcionar, desenvolver-se e expandir. Você sabia que o seu negócio pode ser lucrativo mas quebrar mesmo assim por problemas de capital de giro?

Expansão e crescimento do negócio

Crescer e expandir não é tarefa fácil para as startups. Se o projeto exige muitas adaptações, não será possível potencializar a entrega de um produto ou serviço. Por outro lado, sem um modelo que promova cada vez mais crescimento com o mesmo investimento inicial, a expansão não será alcançada.

Como desenvolver estratégias e superar dificuldades?

Depois de conhecer os principais desafios das startups citados acima, é hora de entender como superar essas dificuldades. Com relação ao projeto e à ideia, uma boa dica é estabelecer um bom planejamento antes de começar a procurar investidores. Ofereça informações detalhadas sobre o negócio, os planos de ação e as previsões de rendimentos.

Outro fator importante é que todos os envolvidos devem estar alinhados em relação aos objetivos e à cultura da startup. Assim, as atividades serão desenvolvidas de forma mais otimizada, gerando resultados mais efetivos. Promover workshops com instrutores especializados pode ajudar nesse sentido.

Além disso, as startups devem ser escaláveis e apresentar um modelo de negócio repetível para crescer e expandir. A recomendação é participar de programas de aceleração, que oferecerem mentoria e educação empreendedora por meio de um ambiente colaborativo.

A Bluefields oferece um programa de pré-aceleração completo que aprofunda passo-a-passo de tudo o que é necessário para sua startup passar por todas essas etapas e muito mais. Em cada sessão ou rodada de aceleração, sua startup vai passar uma ou mais etapas de desenvolvimento a partir de um check-list desenvolvido pela Harvard Business School e aprimorado pelos parceiros da Bluefields que já aceleraram juntos mais de 750 startups no Brasil, África e EUA.

Gostou de conhecer quais são os desafios das startups e como enfrentá-los? Agora, queremos saber: quais são as dificuldades que atrapalham o crescimento do seu negócio? Deixe um comentário neste post e até breve!


    1 Response to "Conheça os principais desafios enfrentados pelas startups"

    • Luciana Badra

      Nossa maior dificuldade no momento é ter um investidor que acredite no projeto e queira franquiar futuramente o negócio. Tenho expertise no mercado de idiomas, escolas bilingues, intercambio e franquias e busco investimento para essas áreas, pensando no futuro globalizado e na aprendizagem do idioma que ainda é uma necessidade latente. O segmento de agências de intercâmbios cresceu, é competitivo, mas temos vários diferenciais como o atendimento personalizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.