Já parou para pensar em como a nossa relação com o mundo corporativo mudou nos últimos anos? Antes, o trabalho era visto pela maioria das pessoas como um local onde não se poderia esperar nenhuma satisfação além do pagamento. Isso sem falar no relacionamento entre funcionários e superiores, que era totalmente autoritário.

Felizmente, o cenário mudou bastante e a gestão de pessoas e liderança são temas cada vez mais presentes nas empresas, independentemente do número de colaboradores.

Para saber mais sobre o assunto e os desafios que ele traz, continue acompanhando este artigo!

Gestão de pessoas e liderança: 3 grandes mudanças ocorridas nos últimos anos

Com esse novo momento em mente, é importante entender as transformações e adaptar o seu modelo de negócios e gestão. Nos próximos parágrafos, vamos falar um pouco sobre as principais mudanças no mercado de trabalho e seu impacto nas organizações:

1. Capital humano

Também conhecido como valorização de pessoas, essa filosofia adotada pelo mercado de trabalho se concentra em dois pontos:

  • contratar pessoas cujos valores e estilo de trabalho sejam os mesmos adotados pela companhia;
  • desenvolver programas internos que proporcionem qualidade de vida aos colaboradores e que incentivem cada profissional a realizar suas atividades da melhor maneira possível.

Como as grandes empresas de tecnologia já mostraram, investir em capital humano é uma atitude que proporciona diversos benefícios para a empresa: aumenta de forma significativa o engajamento interno, diminui a rotatividade e melhora o relacionamento com clientes atuais e potenciais.

Por isso, as empresas precisam analisar se já adotam atitudes que valorizam os colaboradores. Em caso de resposta negativa, o ideal é criar um plano de ação a curto e médio prazo.

2. O papel do líder

Os profissionais em cargos de liderança precisam desenvolver um conjunto de habilidades totalmente diferentes daquelas que eram cobradas anos atrás. Agora, é preciso se preocupar em criar um bom ambiente de trabalho e fazer com que as equipes participem do maior número de decisões possível. Assim, os funcionários tendem a se sentir mais motivados e integrados à empresa.

Como essa é uma missão que envolve o desenvolvimento de diferentes habilidades, é importante que tanto o gestor quanto a empresa estejam dispostos a implementar um novo modelo de gestão, investindo em cursos que ajudem a capacitar a gerência.

3. Um novo sentido para o trabalho

Sempre que as condições de vida permitem, é cada vez maior o número de pessoas que optam por atuar em uma empresa cujos valores e dinâmica de trabalho sejam parecidos com os seus. Isso faz com que o tempo passado no escritório tenha mais qualidade e não seja visto como um “sacrifício” necessário.

Por conta dessa percepção, novos conceitos de trabalho passaram a ser implementados nos negócios. Como, por exemplo, o Business as Mission (BaM), que procura empregar os valores e princípios cristãos nos negócios para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Com esse novo momento em vista, as empresas que desejam contratar profissionais qualificados  precisam criar ambientes engajadores e que conversem com a visão de mundo dos funcionários. Vivemos em um contexto de mundo hoje que muitas pessoas estão buscando seu propósito de vida, ou seja, o famoso “porque fazemos o que fazemos”. 

Desafios que o seu negócio precisa encarar

Apresentamos acima alguns dos principais fatores considerados essenciais para que uma companhia prospere nos dias de hoje. Mas é claro que, dependendo do seu negócio e do estágio de desenvolvimento em que ele se encontra, outros fatores também precisam ser considerados.

O principal desafio está em adaptar o novo papel da gestão de pessoas e liderança ao perfil e objetivos da empresa. Portanto, nada melhor que discutir esse assunto com os tomadores de decisão para definir o que pode ser aproveitado em cada caso.

E você, quais outros fatores do mercado de trabalho acredita serem importantes? Compartilhe essa matéria em suas redes sociais e converse com seus contatos sejam eles amigos ou participantes de grupos relacionados a empreendedorismo  sobre as características necessárias para que as empresas consigam se adaptar aos novos tempos!


Leave a Reply

Your email address will not be published.