“Como melhorar a relação com fornecedores da minha empresa?”  eis a questão.

Dúvida comum entre boa parte dos empreendedores que ainda estão no processo de desenvolvimento do seu negócio, é preciso compreender, antes de mais nada, que uma organização dificilmente conseguirá crescer de forma sustentada se não prezar pelo bem desse relacionamento.

E foi pensando justamente nisso que preparamos este artigo, para mostrar o que deve ser feito para favorecer essa relação. A seguir, apresentaremos algumas dicas para que os trabalhos sejam produtivos tanto para um quanto para o outro.

Não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!

Tenha atenção à escolha dos parceiros

Em primeiro lugar, escolha os seus parceiros com cuidado e atenção. Nesse sentido, avalie os pontos mais comuns e que costumam interferir no desenvolvimento da sua empresa, como:

  • disponibilidade de matéria-prima;
  • qualidade dos produtos e serviços;
  • tempo de entrega dos pedidos;
  • flexibilidade de negócio em termos de especificação (quantidade, prazo de entrega, pagamento etc.);
  • preços praticados. 

Além desses, pesquise sobre a reputação dos fornecedores. Se você quiser ter um bom relacionamento com eles, comece pelas boas escolhas. E o motivo disso? A resposta: porque parceiros questionáveis e ineficientes só trarão problemas para você, contribuindo, desse modo, para uma relação pouco amigável. 

Alinhe os processos

Em seguida, alinhe os seus processos às operações dos fornecedores escolhidos. Esse é um dos principais pilares dessa parceria, muito importante para a movimentação dos materiais (caso exista) e de procedimentos envolvidos na prestação dos serviços.

Tal alinhamento deve ser observado de maneira estratégica, visando à fluidez e à consistência operacional para ambas as partes. Simples assim!

Negocie as condições de pagamentos

Outra porta para melhorar a relação com fornecedores é ter bem definidas as condições de pagamento. Prazos curtos podem exigir muito do seu fluxo de caixa, por isso, pode ser necessário um tempo a mais. 

Nesse contexto, negocie essa questão com antecedência, ou seja, verifique todas as possibilidades antes mesmo de a ligação começar. Mesmo que você não precise de muito prazo no momento, pergunte se o pagamento poderia ser feito da forma “x” em um período de “y” meses, por exemplo. 

Se eles disserem que sim, é provável que aceitem essa condição, se você vier realmente a precisar — considerando um fornecedor de palavra, é claro!

Faça amizade e mantenha a confiança 

E, por último, mas não menos relevante, faça amizade e mantenha a confiança. Essa conexão é essencial para que os eventuais contratempos sejam resolvidos da melhor maneira possível. 

Evite uma parceria sob tensão, até porque ela será desfeita na primeira dificuldade. Pense bem: como você atenderá a demanda dos seus clientes se os seus fornecedores não fazem muita questão de atender a sua?

Pois, então, é por essa razão que você deve ter um bom “convívio” com eles, caso contrário, sua startup pode ser deixada em segundo plano, prejudicando, assim, o crescimento do seu negócio

Para concluir, lembre-se de que, sem uma cadeia de abastecimento confiável, você não conseguirá ir muito longe. 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como melhorar a relação com fornecedores. Se sim, deixe seu comentário abaixo! Vamos lá!


Leave a Reply

Your email address will not be published.