Inovação já é um dos principais requisitos para que um novo negócio seja bem-sucedido. Um pequeno grupo pode fazer grandes coisas com uma ideia original e poucos recursos. Porém, algo nunca muda: para ter bons resultados, você precisa investir no desenvolvimento de liderança dentro do seu empreendimento. Sem isso, um negócio é bem mais difícil de gerir.

Ao iniciar sua startup, é bem provável que você pense primeiro no seu produto, na imagem da empresa e tudo mais. Afinal, são pontos fortes para assegurar o sucesso do negócio. Mas, para que tudo isso dure bastante, você precisa de uma equipe preparada, e líderes experientes podem extrair o que há de melhor em todos os colaboradores e parceiros.

Ainda está muito complicado? Não se preocupe, vamos falar com mais calma sobre a importância dos líderes e como você pode cultivá-los em sua empresa. Acompanhe.

Qual é a importância do desenvolvimento de liderança?

Inspiração para os demais colaboradores

A principal característica de uma figura de liderança é inspirar seus colaboradores. Sendo uma referência para os demais, você pode fazer com que todos deem um pouco mais de si, se tornando mais produtivos e vestindo a camisa da empresa. Quanto mais parcerias assim você tiver, maior é a rentabilidade do seu empreendimento.

Você certamente já viu negócios onde todos os envolvidos estavam meio “apáticos” em suas rotinas diárias. Muitos podem estar engajados, mas ainda sem aquele estímulo para manter o ritmo ao longo de semanas de projeto. Para isso servem os líderes: eles podem estimular todos a se manterem no ritmo e alcançar o resultado que todos desejam.

Um profissional investido no negócio

Quando você investe no desenvolvimento de liderança, também está investindo em um evangelizador da sua empresa. Alguém que mostra as grandes qualidades da sua marca e que, ao mesmo tempo, está disposto a trabalhar para corrigir todos os defeitos. Ter pelo menos uma pessoa assim em sua equipe vale mais do que dúzias de outros profissionais.

Pode parecer um pouco fantasioso, mas um parceiro engajado na empresa e que estimule os outros a darem o melhor de si é muito mais produtivo, tanto da própria parte quanto com relação à produtividade extra da equipe. E, além de tudo isso, é alguém que tem menores chances de abandonar o barco quando houver um grande desafio.

Mais coordenação gera melhores resultados

Um líder também deve ser o centro de comunicação da equipe. O ideal é que ele esteja bem-informado e que consiga dar bons conselhos aos outros membros sempre que possível. Não se trata de dar ordens ou tomar decisões pelos outros, mas sim de auxiliar a todos para que façam as próprias escolhas com propriedade.

Com a presença de uma figura de liderança, todos os seus parceiros podem atuar de forma mais autônoma e eficiente. E, sendo um centro de informações, ele pode ajudar a coordenar melhor os esforços de todos. Isso evita repetição de tarefas e melhora o trabalho em equipe.

Como cultivar líderes na sua empresa?

Um bom líder é um membro ativo do time

O primeiro passo para o desenvolvimento de liderança em uma startup é levar esse novo parceiro a se engajar no dia a dia de trabalho. É verdade que você deve buscar alguma forma de inovação, mas cumprir as tarefas do dia a dia também é importante. Afinal, sem entender como a equipe funciona na prática, é bem mais difícil ajudá-los.

Como regra geral, um bom líder deve fazer parte do time que está sendo liderado, mesmo sem muita especialização na área específica. Ele não pode ser alguém que simplesmente aparece de vez em quando e distribui tarefas. Essa é uma mudança de mentalidade que você deve promover se quer cultivar bons líderes.

Capacitação é o caminho

É verdade que uma figura de liderança não precisa ser a que tem o maior domínio da área de atuação, mas ele deve ser treinado para atuar nessa área. Por isso tantos empreendedores investem em programas de desenvolvimento e capacitação para suas equipes, especialmente seus potenciais líderes. É algo que envolve talento, mas que também exige estudo.

Durante estas sessões, seus parceiros podem desenvolver habilidades específicas de liderança. Por exemplo, enviar feedbacks, coordenação de equipes, técnicas para estimular o melhor desempenho etc. Com as práticas certas, seus colaboradores podem passar de bons a excepcionais líderes em pouco tempo.

Não se esqueça de medir resultados

Ter métricas de sucesso faz toda a diferença em qualquer parte de um negócio, incluindo no desenvolvimento de liderança. A questão é: quais indicadores melhor representam o progresso realizado até o momento na capacitação de seus líderes? Começar sem responder a essa questão diminui bastante suas chances de sucesso.

Um exemplo de métrica que costuma servir é o desempenho geral da equipe. Se o seu time busca realizar mais vendas, a chegada de um bom líder deve elevar esses resultados. Você também pode acompanhar o tempo de execução das tarefas, taxa de erros e até o índice de satisfação individual. Se você acompanhar esses indicadores desde o começo, terá uma boa noção do seu progresso até o momento.

Seu negócio é uma missão

Esse é um conceito um pouco abrangente, mas que diferencia grandes líderes dos gigantescos. Trata-se de acreditar no seu trabalho como um destino, algo que faz parte de um plano maior ou algo que você ama de todo o coração. Seu negócio parte da sua alma, sua missão na terra.

Pode parecer algo um pouco mirabolante, mas se você acompanhar a história, pode notar que as figuras que mais afetaram o mundo tinham grande convicção naquilo que faziam. E muitas delas beneficiaram a humanidade inteira com suas ações. Se você conseguir atribuir o mesmo empenho ao seu dia a dia e ao dos seus parceiros, eles jamais desistirão. E é exatamente por isso que a Bluefields possui sessões do que chamamos de Academia de Líderes. Ou seja, nos programas de aceleração ou pré-aceleração, o empreendedor tem não só a parte técnica de desenvolvimento do negócio, mas também sessões específicas de como desenvolver sua liderança.

Agora que você entende melhor as vantagens do desenvolvimento de liderança e como ele funciona, é hora de colocar esse conhecimento em prática e elevar os resultados da sua startup. Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão.


Leave a Reply

Your email address will not be published.