Muitas ideias inovadoras de negócio são canceladas antes mesmo de saírem do papel. Na maioria das vezes, essa morte precoce está relacionada à falta de recursos financeiros para seguir em frente. Diante disso, o investimento coletivo surge como uma tábua de salvação para quem quer muito iniciar a sua startup, mas tem limitações em suas finanças.

O crowdfunding, que, em português, significa “financiamento coletivo”, caracteriza-se como uma modalidade de investimento que tem sido utilizada por muitas empresas, especialmente por startups e empreendimentos de pequeno porte, para conseguir arrecadar algum tipo de financiamento.

O investimento é solicitado por meio de uma plataforma online, e várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro para criação do negócio, serviço ou produto. Esse financiamento é capaz de revolucionar a maneira como o empreendedor coloca os seus projetos em prática, permitindo que esse processo se torne mais claro, simples e fácil.

Quer iniciar um negócio inovador? Confira, abaixo, quais são os benefícios do investimento coletivo para a sua startup!

Juros baixos

Pedir crédito ou empréstimo bancário são opções em que o empreendedor assume o risco de endividamento, o que também aumenta as possibilidades de o negócio não dar certo nos seus estágios iniciais.

Esse perigo não acontece no crowdfunding, uma vez que não há nenhuma instituição financeira ou banco intermediando o valor emprestado pelos investidores. As taxas e juros cobrados nessa modalidade de financiamento são considerados bastante baixos quando comparados ao que é praticado no mercado comum.

Comprovação de mercado

Você ainda tem dúvidas se o seu serviço ou produto tem chances de conquistar o mercado? A partir do investimento coletivo, é possível obter a comprovação e eliminar essa incerteza de uma vez por todas. Os possíveis investidores que se mostrarem dispostos a contribuir para o desenvolvimento do seu projeto servem como um indicativo para avaliar se a ideia tem potencial para crescer e cair no gosto do público-alvo.

Maior visibilidade

Ao divulgar o seu projeto em uma plataforma de investimento coletivo, além de ter como foco a arrecadação do dinheiro necessário para viabilizar a sua ideia, isso também conta como uma boa estratégia de marketing, pois ela ficará visível a nível nacional. Se você alcançar um número elevado de pessoas interessadas em contribuir, a tendência é que a sua startup seja alavancada e receba o reconhecimento desejado de forma consistente e eficaz.

Feedback imediato

Disponibilizando o seu projeto na internet, a impressão que as pessoas terão sobre ele chegará muito mais rápido até o empreendedor. Existe a possibilidade de deixar comentários na página em que a ideia é publicada, assim, os investidores compartilham as suas opiniões, críticas e sugestões sobre a iniciativa.

Ao observar essa interação, você pode ter insights a respeito da aceitação ou negação do público em relação ao projeto rapidamente. Essa resposta imediata permite o aprimoramento da startup, bem como a produção de um conteúdo mais abrangente para aumentar o seu apoio.

Formas de conseguir investidores coletivos

Há muitas plataformas de financiamento coletivo disponíveis no Brasil, em que você pode se cadastrar e solicitar a avaliação do seu projeto para posteriormente ser divulgado. Essa análise considera a criatividade da iniciativa, os benefícios coletivos da ação e a qualidade das recompensas que serão concedidas aos investidores.

Quando o projeto é aprovado, ele será divulgado na plataforma, informando a quantia necessária para a sua realização e o seu prazo de execução. Caso o valor atual não seja atingido no prazo estipulado, a divulgação será encerrada e o valor arrecadado será devolvido para os investidores. Mas, se você obtiver a arrecadação desejada, é preciso ressaltar que entre 7% e 7,5% do valor obtido fica com a plataforma.

Contar com o auxílio de uma empresa especializada na mentoria de startup pode fazer toda a diferença nesse processo, pois é possível melhorar a sua ideia, aumentando a sua credibilidade perante o público investidor.

O investimento coletivo é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais força entre os empreendedores. Por meio da democratização e humanização dos investimentos, essa atividade contribui efetivamente para o desenvolvimento da sociedade, beneficiando as empresas, investidores e consumidores.

Gostou deste post? Então, curta agora mesmo a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos exclusivos!


Leave a Reply

Your email address will not be published.